Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de agosto de 2012

GILSON ALTMANN FICOU DESCONTROLADO, MAS FOI ANDRESSA HANN QUEM PERDEU A CABEÇA. Namorado apaixonado e ciumento decapita moça de 22 anos no Rio Grande do Sul. O assassino fugiu e levou a cabeça da vítima em uma moto.

NA PAREDE O PEDIDO DE DESCULPAS PELA MORTE DE ANDRESSA HAN.
ESCRITO COM O SANGUE DA VÍTIMA?
(FOTO DIVULGADA PELA POLÍCIA)

A imprensa é uma fonte inesgotável de casos, às vezes apenas bizarros, mas quase sempre cruéis. Segundo as notícias, a polícia do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, procura Gilson Alan Altmann, de 25 anos de idade, pela morte de sua namorada Andressa Hann, de 22 anos. Bem, na verdade a imprensa é uma fonte inesgotável de relatos de casos pois, infelizmente, tais casos ocorrem na realidade. 

Segundo algumas versões, o rapaz morava com ela mas não suportava mais o fato de ela ser, aparentemente, uma garota de programas. A repórter Vanessa Kannenberg, do Zero Hora, informa que o delegado José Romaci Reis já solicitou a prisão de Alan, que é considerado fugitivo da justiça. 

Após matar a moça e arrancar a sua cabeça com  uma faca serrilhada abandonada no local da morte, ele ligou para os pais, confessou o crime e fugiu de moto, levando a cabeça da vitima. 

Antes de fugir, contudo, deixou pintado na parede um pedido de desculpas (foto). Não à toa as tragédias gregas estão cheias de relatos de histórias de mortes, ciúmes, traições e violência. Em casos assim, sempre me lembro do bom e velho Nelson Rodrigues (Se não pode ser só minha, não será mais de ninguém).

VIOLÊNCIA E NATUREZA HUMANA

Por conta do noticiário, podemos achar que o mundo está enlouquecido e que a violência é maior que nunca. É claro que pode-se ter índices de violência, assaltos, homicídios, e outros crimes. Muitos, até, acham que a culpa é da mídia (como dizem) e querem culpar ou censurar  o mensageiro pela má notícia!

Pode-se, numa ou noutra oportunidade, atribuir esta ou aquela causa de fundamento social aos tais crimes; porém, quando tentamos uma perspectiva de longo prazo, chegamos à conclusão de que o ser humano é violento por natureza.

Nem todos cometem crimes, é certo, mas alguns podem cometer crimes absolutamente bárbaros, violentos, e nunca souberam ou pensaram nisso; não sabiam o que havia escondido dentro de si mesmos.

O maior desafio do ser humano é controlar a sua natureza violenta. Isso pode ser feito de fora para dentro, por repressão, medo de prisão, castigos. Mas o melhor caminho é a preparação interna, a educação.

Como alguém escreveu outro dia, “é  impossível legislar sobre a loucura”, assim, sempre deveremos estar prontos para surpresas. Como os editores, por uma questão de técnica, juntam em um espaço de página, ou num programa de TV, os crimes de um período, fica parecendo que há uma epidemia criminosa. Não acredito que haja,  não no mundo todo. 

Mas, no Brasil, como existe a crença e a percepção de uma certa impunidade, de uma certa morosidade da Justiça, parece que isso estimula ou desinibe os potenciais criminosos. Quando não há os fatores externos restritivos, e nem mais se acredita em valores, como os da civilização cristã, que tratam do respeito ao próximo, então voltamos a um tipo de selva. 

Aí é cada um por si, pois o Estado, então, parece não saber mais qual é o seu próprio papel.

Um comentário:

  1. eu conheço esta mulher desde que ela tinha 6 anos era entiada de um primo meu . e se criou em sapiranga rs. este covarde vagabundo sabia que lea era garota de programa . matou ela de bandido que era . e vem agora dar um de desequilibrado . ela tem que apodreçer na cadeia e dar o cu o resto da vida para o s outros presos . para aprender a amar o ser humano .seja prostituta ou nao .este cara e pior que o ritler .inço maldito . voçe nem mereçia ela animal . eu nao naçi para isso mas da vontade de fazer o mesmo com voçe verme .

    ResponderExcluir