Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

FIDEL CASTRO, OS 86 ANOS DO COMANDANTE. Ou, perdido nos fragmentos de si mesmo. Como a doença tomou Fidel.

QUEM É ESSA PESSOA?
As doenças são coisa séria. Não zombo de doentes. Mas alguns doentes, quando figuras públicas, deveriam pensar em certas coisas que fazem, ou deixam de fazer. Ou seus assessores poderiam pensar nisso, caso elas já estejam impossibilitadas disso.

Deveriam, como sabemos muito bem, ter vergonha de explorar a própria doença para obter vantagens, sejam monetárias, de poder, ou votos, simplesmente. Disso a nossa época esbanja exemplos.

ANIVERSÁRIO DA IDOSA

Certa vez um amigo contou-me que uma querida tia sua faria 85 anos. Os amigos e parentes resolveram fazer uma festinha à tarde, para alegrar a boa idosa. 

Preparam a sala com bexigas coloridas e os docinhos e refrigerantes de sempre.

Na hora de soprar as velinhas a idosa parou, chamou a enfermeira de lado e perguntou baixinho, indicando os amigos e parentes com as sobrancelhas: "e quem são essas pessoas?".

Em suma, a nossa boa velhinha estava já entregue ao Mal de Alzheimer. Talvez não soubesse mais o próprio nome e nem que faria 85 anos.

FIDEL CASTRO ESTÁ MUDO

Li que o grande tirano Fidel Castro (alguém que permanece 50 anos no comando de uma ditadura cruel deve ser chamado de grande, independente de qualquer outra coisa) fez 86 anos. na segunda-feira. Em Havana, além das bajulações de sempre, ao estilo das comemorações comuns na Coréia do Norte, ele não foi visto em qualquer lugar. não fez um de seus longos discursos pelo rádio, não apareceu na TV estatal, não escreveu um dos seus textos imensos no Granma, a voz oficial de Cuba.  

Desde que ficou doente afastou-se gradativamente do poder, cedido a seu irmão mais novo Raul Castro. Vocês sabem que numa democracia socialista autêntica a sucessão se faz pelo ramo familiar (leram sobre a Coréia do Norte e os Kim?). Claro que ninguém reclama, e ainda acham justíssimo que o poder passe de pai para filho ou de irmão para irmão. Afinal, para que serve a tal democracia, não é mesmo?

Mas muita gente acredita que, mesmo doente e afastado das decisões do cotidiano, Fidel continua mandando pra burro. Chavito de Caracas, quando vai a Havana, não vai visitar Raul, vai ouvir os sábios conselhos da múmia, digo do comandante enfermo. E assim tem sido com alguns de seus visitantes, muitos do Brasil mesmo.

Mas, convenhamos, se um dirigente político está doente, deve ser afastado para o tratamento. Se piorou ou melhorou, que a população seja informada. Mas não é isso que vemos. Ninguém, exceto os muito próximos, sabe exatamente o que Fidel Castro teve. 

Da mesma forma, é uma barbaridade o que faz Chávez com seu povo ao não permitir que saibam o que é que ele tem, afinal. Esses tiranos, que se julgam pequenos deuses, não aceitam sua própria humanidade, a humanidade da doença. Não sabem lidar com isso, como alguém lida com uma gripe. Julgam-se eleitos por Deus (quando os deuses não são eles mesmos) e imortais. E não podem ser contestados.

Assim, a opinião pública só ficará sabendo a verdade quando o ditador morreu mesmo e não for possível mais esconder a verdade.

O que aconteceu a Fidel? Porque sumiu de vista? Porque seus textos na imprensa oficial pararam de ser publicados nos últimos meses? E, pior, porque os editores publicaram textos enigmáticos, sem sentido, sem pé e nem cabeça? Devem ter medo de pegar o telefone e ligar para o palácio: "este texto é impublicável, não diz coisa alguma, é coisa de maluco!"

O curioso dos regimes ditatoriais (que sempre se dizem democráticos), é a convivência cerimoniosa com a mentira. Fidel está doente. Talvez, pela idade, 86 anos, esteja com o Mal de Alzheimer, com demência senil, ou algo assim. Qual o sentido de esconder isso? Qual o sentido de mascarar a realidade? Qual o sentido de publicar um texto como o seguinte:

"Están las condiciones creadas para que el país comience a producir masivamente Moringa Oleífera y Morera, que son además fuentes inagotables de carne, huevo y leche, fibras de Seda que se hilan artesanalmente y son capaces de suministrar trabajo a la sombra y bien remunerado, con independencia de edad o sexo".

(ESTÃO CRIADAS AS CONDIÇÕES PARA QUE O PAIS COMECE A PRODUZIR MASSIVAMENTE MORINGA OLEIFERA E MORERA, QUE SÃO ADEMAIS FONTES INESGOTÁVEIS DE CARNE, OVO E LEITE, FIBRAS DE SEDA QUE SE FIAM ARTESANALMENTE E SÃO CAPAZES DE FORNECER TRABALHO À SOMBRA E BEM REMUNERADO, INDEPENDENTEMENTE DE IDADE OU SEXO.)


Qual o sentido de publicar algo assim? Há outros exemplos, é só procurar nas publicações oficiais cubanas. Seria mais honesto e mais digno, sendo verdade que está tão doente e incapaz de saber quem é ou lembrar-se dos fatos, que seu irmão mais novo, Raul, fizesse um comunicado público: "Fidel Castro, lamento, está muito doente, como pode acontecer a qualquer um. Não mais aparecerá em público porque não sabe mais quem é. Vamos tratá-lo com zelo e o respeito que merece por conta da revolução... blá, blá,blá...

Fecham-se os panos para sempre. O problema é que os socialistas não sabem lidar bem com a realidade que vai além de sua fantasia.  
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário