Pesquisar este blog

domingo, 5 de fevereiro de 2012

CUBA CONDENA A BLOGUEIRA YOANI SÁNCHEZ A PRISÃO PERPÉTUA. Essa é uma das coisas mais comuns em Cuba, de onde milhões de cidadãos não podem sair. Como todas as ditaduras, Cuba trata os cubanos como idiotas e tutelados, impedindo que vivam a vida como quiserem. A maioria dos cubanos é prisioneira do regime e cumpre pena de prisão perpétua.

YOANI SÁNCHEZ
Imagine o leitor que pretende pegar um avião, um ônibus ou um navio e conhecer Buenos Aires.

Tendo dinheiro, e nem é preciso tanto assim, é só partir.

Não há licença a pedir para sair do Brasil, e nem visto de entrada na Argentina.

E nem pedir licença às nossas autoridades para poder voltar para casa depois de uns dias na ainda bela capital argentina.

Cuba, aquele inferno criado por Fidel Castro no Caribe, é tão bom, tão encantador, que o regime comunista ali implantado precisa conceder um visto de saída, uma ordem, para que um cubano possa deixar a ilha, por qualquer motivo. Só pessoas de absoluta confiança do regime obtém esse visto.

O regime desconfia tanto de seus cidadãos que quase nunca concede o visto de saída. E alguns dissidentes nem pedem o visto de saída, pois, uma vez no exterior, correm o risco de não obter o visto de entrada.

Yoani Sanches, a famosa blogueira do Generación Y, pretendia vir ao Brasil em março, por ter sido convidada por um cineasta baiano para participar do lançamento de um filme sobre liberdade de expressão em Cuba. Não conseguiu a autorização para se ausentar do país.

Prevendo a recusa (o visto de saída já lhe foi recusado 19 vezes) Yoani mandou uma carta a Dilma Rousseff que iria a Cuba visitar os ditadores e levar dinheiro dos brasileiros emprestado para o regime comunista.

As autoridades brasileiras, para não ficarem mal na fita concederam o visto de entrada no Brasil. Daí Dilma disse que o resto era com as autoridades cubanas. Bela esperteza. De modo geral, o Brasil sempre concede vistos de entrada para qualquer um, não foi bondade ou deferência com Yoani. As nossa autoridades posaram de boazinha, sabendo que Cuba negaria o visto de saída.

Mas Dilma, uma vez lá em Cuba, na operação beija mão de Raulzito Castro, não fez a menor menção a respeito do pedido de Yoani Sánchez. Para nossas autoridades o sofrimento do povo cubano pouco importa. E ainda emprestamos dinheiro para aquela ditadura. E Dilma além de não tratar de direitos humanos ainda criticou democracias, nivelando todos os países por baixo.

De fato, não me entusiasma muito a Yoani. Acho que ela escreve bem, faz umas crônicas interessantes sobre o cotidiano cubano, mas serve à propaganda do regime sobre que há alguma liberdade de expressão lá. Caso contrário, ela não conseguiria fazer o blog que faz. Seria impossível.

Talvez Yoani não goste muito da forma como a ditadura é conduzida, mas é socialista e acaba ajudando a melhorar a imagem cubana, apesar do visto lhe ter sido negado. É mais ou menos como o caso da escritora Wendy Guerra, que também faz críticas ao regime, mas obtém o visto de saída e viaja pelo mundo com freqüência.

WENDY GUERRA
Não sei o que Wendy faz que Yoani não faça para obter o visto. Até posar nua Wendy Guerra posou para um fotógrafo argentino, e continua obtendo o visto para viajar.

Apesar de Yoani e Wendy serem incensadas aqui no Brasil e em outros lugares como dissidentes ou opositoras, os reais movimentos dissidentes dentro de Cuba não as estimam muito, assim como os cubanos que vivem em Miami.

Ambas nunca foram presas e nem torturadas. Por muito menos dissidentes já morreram na prisão. Elas vivem com uma certa folga e tranquilidade.

De qualquer forma, com maior ou menor simpatia para com o regime ditatorial, como não pode sair nunca de Cuba, Yoani está, sim, condenada a prisão perpétua em seu próprio país.

foto wendy guerra:
http://ysaigh.blogspot.com/2010/08/flip-2010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário