Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

ATENÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ: “NÓS VAMOS INVADIR A SUA PRAIA”. Estudantes de verdade também querem libertar-se da tirania da minoria de esquerda na UFPR. Mais uma universidade pública onde a maioria silenciosa resolveu se manifestar.

PRÉDIO HISTÓRICO DA UFPR, EM CURITIBA.
http://www.hagah.com.br/pr/curitiba/local/249478,2,universidade-federal-do-parana-ufpr-predio-historico.html

Há algo no ar além dos aviões de carreira, como diria o Barão de Itararé. Em Curitiba, em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Brasília, ou em Santa Catarina, parece que a maioria silenciosa, que forma um imenso contingente de estudantes que ocupa vagas públicas, resolveu dar um basta nos abusos dos militantes esquerdistas.

A bagunça já foi longe demais. Os estudantes acreditam que uma universidade é um lugar, em primeiro lugar de estudos e pesquisa; claro que  todos devem conhecer os problemas do país e do mundo, mas isso é uma outra questão. Levar a luta partidária ou ideologia para as salas de aula é roubar o futuro dos estudantes. A esquerda aparelha até jardim de infância!

 Acontece na Federal do Paraná, como em outras universidades públicas é que os centros acadêmicos, diretórios e Dces foram tomados de assalto, há longo tempo, pelas tropas de choque da militância esquerdista, assim como a UNE.

Cada partido de esquerda tem o seu feudo para fazer agitação, proselitismo e treinar a truculência e para colocar em práticas técnicas de como enganar a maioria e ganhar eleições com regras nem sempre muito claras.

Basta ver que os militantes da USP deram um golpe e chutaram as eleições do DEC para 2012, uma manobra vagabunda que expôs todo o seu caráter antidemocrático.

Agora, como vemos, chegou a vez dos estudantes da UFPR dizerem basta. Transcrevo, em seguida, trechos de um manifesto de uma chapa conservadora, ou não esquerdista, que quer tirar a esquerda do DEC da UFP.

Se há uma onde de indignados no mundo, gente de esquerda que não quer perder as mamatas do Estado, há uma outra grande onda de  indignação, aqui no Brasil, contra todos aqueles desmandos. Assim surgiram as chapas conservadoras nas universidades. Espero, mesmo, que isso se espahe para outros setores da vida nacional.

Espero, sinceramente, que nas eleições da UFP os conservadores arrasem os esquerdistas, assim como aconteceu na Espanha de Rajoy.


MANIFESTO

“NÓS VAMOS INVADIR A SUA PRAIA”  

O atual movimento estudantil da Universidade Federal Paraná é uma praia dominada por grupos que se fecham ao diálogo, apresentando interesses externos à universidade e linhas de atuação que não representam as reais necessidades dos estudantes. A chapa NÓS VAMOS INVADIR SUA PRAIA foi criada com o intuito de invadir esta praia e mudar esta realidade.

Somos um grupo de estudantes que surgiu a partir de uma vontade de se criar um verdadeiro vínculo entre todos os centros acadêmicos, setores e campi da nossa Universidade. Fica muito clara a falta de comunicação entre as diferentes realidades de cada curso, o que gera um descompasso de pensamento e impossibilita a construção de um movimento estudantil forte e com a sua cara! Sem sua opinião e participação, este descompasso possibilita o domínio do movimento estudantil por um pequeno grupo.

Acreditamos que uma boa gestão do Diretório Central dos Estudantes da UFPR deve ter seu foco no estudante. Nós vamos invadir esta praia com um compromisso de construir um movimento estudantil junto com você.
(…)
Todo estudante já teve alguma ideia de como melhorar seu curso, campus ou até mesmo a UFPR em si. Contudo, não existe hoje um DCE que o auxilie na execução e expansão dessas ideias. Queremos que boas iniciativas sejam levadas à UFPR como um todo, utilizando o DCE para tornar isso possível, seja através de recursos humanos, financeiros ou políticos. Uma gestão não transforma uma universidade sozinha, ela é um simples reflexo de demandas e ideias de toda a comunidade acadêmica.

Apesar de estarmos priorizando a relação entre estudantes e entre as entidades internas, não vamos nos esquecer de inserir a nossa Universidade no todo. A sociedade necessita de profissionais capacitados que contribuam para o seu crescimento. Mais do que isso, necessita de cidadãos. O movimento estudantil deve servir de facilitador para que o estudante possa retribuir à sociedade o conhecimento adquirido na sua formação universitária. Desta forma, entendemos que o DCE deve fomentar debates, inserir a Universidade nos movimentos sociais e promover projetos de extensão.

Tendo isto como base, damos como quatro os pilares fundamentais da nossa chapa.
- Não aparelhamento do DCE por partidos políticos;
- Gestão política voltada ao estudante e as suas respectivas demandas;
- Comunicação e transparência;
- Viabilização de iniciativas e projetos criados por estudantes de diversos Campi;

Queremos que estes quatro pilares se tornem o norte do movimento estudantil da Universidade Federal do Paraná. Queremos que as coisas mudem e que os estudantes mostrem a sua força. Para isso precisamos não só do seu apoio, mas é fundamental que você nos ajude na construção desse movimento democrático, plural e independente.

É FUNDAMENTAL QUE VOCÊ NOS AJUDE A INVADIR ESSA PRAIA!

Estes trechos do manifesto foram extraídos do blog de Reinaldo Azevedo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário