Tentar passar a ideia de que a "narrativa alternativa" da tal Mídia Ninja é alternativa a alguma coisa, é contar história para bois dormir.
Não discuto o direito de um bando se associar para contar histórias com versões que achem apropriadas para vender seu peixe podre revolucionário; mas é isso, venda de ideias, Propaganda no bom e velho sentido.
Jornalismo? Nunca.
Jornalismo? Nunca.
De fato, nem nova é a ideia. É uma ação requentada. Isso aconteceu, com as devidas proporções, nos anos anos 60 e 70 com instrumentos tecnológicos de comunicação menos avançados e rápidos, como as rádios pirata que utilizavam navios para fazer transmissões de alto mar, ou as conhecidas rádios mineiras da Bolívia.
Em fins dos anos 60 o poeta marxista alemão Hans Magnus Enzensberger escreveu um livrinho instigante, com o título Elementos para uma Teoria dos Meios de Comunicação. Está tudo ali.
Questionava, o alemão, não deixando de ser a questão uma forma de cutucar criticamente os autores da Teoria Crítica, em moda na época, os famosos frankfurtianos: "de que adianta ficar chorando pelos cantos, alegando-se vítimas das grandes corporações de comunicação? O que vocês fazem com os recursos de comunicação que têm em casa?"
Isso, há mais de 40 anos! Então, com celulares que fotografam e gravam imagens e som, com uma plataforma como a Internet e inúmeros programas de edição, sites, blogues, redes, etc, redes de comunicação e Propaganda seriam a consequência lógica, quase natural. Assim, Midia Ninja, nesse ponto, nada inventou.
O curioso, é querer vender gato por lebre. Propaganda é propaganda. E o que eles fazem é propaganda e contra informação. Isso é como estar em uma guerra. Não são neutros, de forma alguma.
Basta que saibamos disso. Ninja e Blocs são aliados objetivos contra a democracia e o capitalismo.
Quem for contra, siga o conselho de Enzensberger. Tire a bunda da cadeira e mexa-se.
RODA VIVA
RODA VIVA
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