Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

THE TOP TEN AUTOCRATS. A LISTA DE DEZ DITADURAS QUE A REVISTA TIME CONSIDERA EM RISCO

A revista Time publicou uma lista de dez ditaduras cujos governos podem cair, como aconteceu com o ex-presidente da Tunísia, Zine Ben Ali.

EGITO - Hosni Mubarak
O presidente do Egito, que enfrenta protestos  pela sua renúncia, é o primeiro da lista. Assumiu o poder em 1981, após o atentado que matou Anwar Sadat, em 1981. A polícia é conhecida pela violência na repressão a opositores. Denúncias de fraude surgiram nas últimas eleições. Mubarak prometeu deixar o poder em setembro, mas há pressões para saia agora.

IÊMEN - Ali Abdullah Saleh
Há 32 anos no poder, o presidente do Iêmen governa o país mais pobre do Oriente Médio, dividido entre tribos e clãs, que abrigam a Al-Qaeda na Península Arábica. Após os protestos na Tunísia e no Egito, o país também viu protestos contra o presidente e a corrupção. Salehprometeu desistir de concorrer à reeleição.

COREiA DO NORTE - Kim Jong-il
Comandante da ditadura (comunista) mais fechada do mundo, Kim Jong-il indicou seu filho Kim Jong-un, um jovem de 20 e poucos anos para sucedê-lo. Há impasses sobre o programa nuclear e o conflito com a Coreia do Sul,  e problemas com a distribuição de comida. A incerteza provocada pela sucessão, segundo analistas, pode levar a um golpe contra a família de Kim.

BIELO-RÚSSIA - Alexander Lukashenko
Descrito como ‘o último ditador da Europa’, Lukashenko governa a ex-república soviética da Bielo-Rússia há 16 anos, desde a queda do regime soviético. A imprensa é censurada, e dissidentes perseguidos. Na última eleição, na qual foi reeleito com 80% dos votos, houve denúncias de fraude generalizada. O país enfrenta sanções da comunidade internacional.

SUDÃO - Omar Hassan al-Bashir
O presidente do Sudão tem um mandado de prisão contra ele emitido pelo tribunal penal de Haia por crimes contra a humanidade cometidos durante o conflito de Darfur, no sul do país. Em 2011 a região optou por se separar do país em um referendo. Bashir tem enfrentado protestos similares ao do Egito e da Tunísia.

IRÃ - Mahmoud Ahmadinejad
Um ano e meio antes da Revolução de Jasmin, os iranianos tomaram as ruas do país na ‘Revolução Verde’ para protestar contra fraudes nas eleições presidenciais do Irã. A reação do regime dos aiatolás foi brutal. A internet foi censurada e os manifestantes perseguidos. Desde os confrontos, Ahmadinejad tem enfrentado uma oposição maior de alguns clérigos do próprio regime.

ZIMBÁBUE - Robert Mugabe
Único presidente da história do Zimbábue,  no poder desde 1980, Mugabe governa um país onde a inflação é incalculável e o dinheiro já perdeu o valor de face. Após uma crise política em 2008,  um acordo de coalizão foi feito com a oposição.

TAJIQUISTÃO - Rahmon Emomali
O presidente do Tajiquistão, no poder desde 1992, governa um dos países mais pobres do antigo bloco soviético. Fronteiriço com países conturbados, como o Afeganistão e o Paquistão. O Tajiquistão é rota de tráfico de ópio e heroína.

ARÁBIA SAUDITA - Casa de Saud
No poder desde o início do século XX, a família real saudita governa o país como uma monarquia absolutista, no qual a lei islâmica, a Sharia, é seguida à risca. Um dos principais aliados dos EUA no Oriente Médio, a Arábia Saudita detém 25% das reservas mundiais de petróleo. A presença de radicais islâmicos no território é o maior risco para o regime.

ARGÉLIA - Abdelaziz Bouteflika
No comando da Argélia desde 1999, quando venceu uma guerra civil contra radicais islâmicos, Bouteflika  enfrenta dificuldades econômicas. No começo deste ano aconteceram protestos similares aos da Tunísia.

(Full list - Top ten autocrats) leia mais em:       http://www.time.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário