Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

"A MENTALIDADE OCIDENTAL NÃO PERMITE COMPREENDER O RISCO DA ISLAMIZAÇÃO" (Bispo Louis Sako)

TEXTO REPRODUZIDO DO BLOG VERA DEXTRAhttp://veradextra.blogspot.com/)                        segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O Ocidente não consegue compreender o risco da "islamização", alerta arcebispo iraquiano

O arcebispo iraquiano Louis Sako
Catholic News Agency: 11 de fevereiro de 2011
Original: West cannot understand risk of 'Islamization,' Iraqi archbishop warns
Tradução: Dextra

O mundo secular ocidental é incapaz de compreender em sua totalidade a ameaça de um "novo despertar do Islam" no Oriente Médio, de acordo com um bispo iraquiano acossado por movimentos radicais em sua própria arquidiocese.

Em um entrevista à agência de notícias SIR, dos bispos italianos, o arcebispo Louis Sako, de Kirkuk, no Iraque, chamou o Oriente Médio de um "vulcão assustador" por causa das possíveis consequências de revoltas generalizadas.
“Há forças e movimentos islâmicos que desejam mudar o Oriente Médio, criando estados islâmicos, califados, nos quais impere a lei da Xaria," alertou ele.

Grupos radicais presentes no Iraque, tais como a al-Qaida e o Ansar al Islam, estão apelando aos cidadãos em outras nações do Oriente Médio para que injetem um influência islâmica no que, sem isto, seriam protestos gerais em lugares como a Tunísia e o Egito.

Para o arcebispo Sako, estes apelos têm "a clara intenção de fomentar.. uma completa mudança religiosa" na região. “Estas são vozes que podem encontrar um solo fértil no Egito e em outras partes e portanto não devem ser subestimadas, inclusive porque há potências regionais cujos líderes têm definido estas revoltas como o 'novo despertar do Islam'", disse ele.

Na prática, o objetivo destes fundamentalistas é "criar um vácuo que possa ser preenchido com temas religiosos, convencidos... de que o Islam é a solução para tudo.” No Egito, os manifestantes insistem em que os protestos generalizados não são motivados por religião ou etnicidade, mas antes por uma insatisfação universal contra as condições sociais e políticas extremamente ruins.

Alguns temem, entretanto, que associações islâmicas organizadas, como a Irmandade Muçulmana, estão em uma posição ótima para tomarem proveito da confusão afim de se beneficiarem politicamente. Porque as revoltas podem ser manipuladas por oportunistas fundamentalistas, o arcebispo Sako chamou o Oriente Médio de "um vulcão assustador.”

Se o Egito se tornar um estado islâmico, disse ele, será "um problema para todos" e isto trará "ondas de choque negativas para as minorias cristãs.” De acordo com o arcebispo, a Europa e a América do Norte estão cegas para a possibilidade de tal "islamização" do Oridente Médio.

“A mentalidade ocidental não permite uma total compreensão deste risco," disse ele. Ele explicou que a política e a religião estão entretecidas no Oriente Médio, ao passo em que há "um tremendo vácuo" entre as duas nas nações ocidentais.

Isto resulta em dois extremismos, disse ele. A mentalidade do Oriente Médio é dominada pelo Islam, enquanto que um secularismo que nega suas raízes cristãs e relega os valores cristãos à esfera privada reina no Ocidente.

Embora não apareça uma "violença física" no Ocidente, a privatização geral do Cristianismo é "contra a democracia", disse ele. "No Oriente, entretanto, é o contrário: a religião permeia tudo.”

Ele chamou o futuro do Oriente Médio de "desconhecido e assustador" e disse que a comunidade internacional é "incapaz de se mover" em reação à recente guinada dos acontecimentos. Os cristãos iraquianos -- atormentados pela violência e falta de segurança -- vêem a crise egípcia com "tristeza", disse ele à SIR News. Eles temem que a nação do Norte da África possa cair na mesma divisão étnica e religiosa.

A própria arquidiocese do arcebispo Sako tem sido duramente atingida pela violência extremista. Nove cristãos morreram e outros 104 ficaram feridos em Kirkuk. O temor entre os sobreviventes em relação ao Egito, disse o líder da Igreja, é que ele venha a se tornar "um novo Iraque."

Nenhum comentário:

Postar um comentário