Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

ADVINHEM QUE VEM PARA O JANTAR. Ou: Kadafi fugirá para a Venezuela?

A Líbia, ao centro, cercada por regimes agora instáveis
Ao longo do dia as agências noticiosas informavam que, segundo redes de relacionamento pela Internet, Kadafi teria fugido para a Venezuela. Podem ser apenas rumores, pois à noitinha o ditador Líbio apareceu na TV nacional (seria mesmo de lá?) dizendo que não abandonaria Trípoli.

Pode ser que esteja na Líbia e pretenda mesmo ficar, evitando que o país se desmorone e surjam diversos pequenos reinos islâmicos, baseados nas tribos berberes que deram origem à Líbia, no Século XX.

De qualquer modo, como é um ditador considerado dos mais duros da região, não deve contar com grande unanimidade, ainda mais quando, para conter a rebelião teria mandado as forças armadas atirar contra o povo.  Hoje à tarde as agências divulgaram fotos de dois Mirage que pousaram em Malta, cujos pilotos, coronéis da Força Aérea desertaram por quererem metralhar civis. Um deles teria pedido asilo político.

Em diversas cidades populares, policiais e militares contra o governo pegaram armas em arsenais militares e tomaram algumas cidades. A Líbia, ums dos países co melhor nível de vida no Norte da África está, mesmo, à beira da guerra civil.

Uma das preocupações de Kadafi é que, caso a Líbia desmorone e se subdivida, os campos de petróleo sejam disputados violentamente entre as tribos. Essa possibiidade já afetou a cotação do preço do produto. Não há informações precisas, devido a falhas nos sistemas de comunicação, provavelmente por interferência do Governo, mas as mortes podem ter passado de 300.

VENEZUELA

Porque as redes sociais não especularam que Kadafi teria fugido para qualquer outro lugar, a não ser a Venezuela?
Acredito que por uma simples e boa razão: é ali que mora o seu grande parceiro Hugo Chávez, o fanfarrão de Caracas.
Se Lula ainda fosse o presidente, e Celso Amorim seu conselheiro, o Brasil também já poderia estar na lista.
Lula cultivou muitas boas amizades entre os piores ditadores do Mundo.

Há anos que vejo em Chávez, quando na TV falando, falando, esbravejando contra os americanos, gesticulando, agitado como se estivesse em um transe, o Kadafi da América do Sul.
O Kadafi bolivariano. Confesso que, em algumas oportunidades, fiquei triste por Ronald Reagan não ser mais presidente dos USA. Ele resolvia logo as pendências.

Quando Kadafi começou a pisar fora da risca, apoiando claramente diversos atos de terror, com centenas de mortes, Reagan apertou o botãozinho e o palácio de Kadafi explodiu. 
Kadafi escapou, é claro, mas bem ferido. Mas perdeu uma fiha, Hannah.

Desde então tratou apenas de questões internas. 
Quando via Chávez pensava: quando explodirão o palácio desse papagaio de Caracas? Hoje Chávez, segundo informações do exército colombiano, faz muito do que Kadafi fazia. Esconde terroristas das Farc, já abrigou terroristas bascos e, segundo o jornalista espanhol, Antonio Salas, no livro-reportagem El palestino (seis anos de pesquisas), Chávez permite campos de treinamento de grupos terroristas na Venezuela.

É bom lembrar que Chávez é também bom amigo de Lula.

imagem:  http://eneaslour.blogspot.com/2010_
                                              



















Nenhum comentário:

Postar um comentário