Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O SURFISTA AUGUSTO AGUIAR, AS GAIVOTAS DE PERUÍBE E O PARADOXO DE ZENÃO. Foi enterrado esta manhã (15) em São Paulo, o corpo de Augusto Aguiar, 31 anos, que havia desaparecido na manhã de sábado (12), após sair de casa, em Peruíbe, para surfar. Foi encontrado ontem. Provavelmente morreu afogado.



AUGUSTO AGUIAR
Uma criança está na sala de aula e começa a escrever alguma coisa. Tomba com uma bala na cabeça. Cena não rara no Rio de Janeiro, a cidade das balas perdidas. Como uma coisa dessas acontece?

Um rapaz recém-casado passa uns dias em Peruíbe, litoral sul de São Paulo, está feliz, resolve surfar um pouco. Não é mais encontrado. 

Apenas a sua prancha jaz na areia da praia. Dois dias depois seu corpo é achado, sem vida, para desespero e tristeza de sua família e amigos. O que teria acontecido?

Eu sempre faço perguntas diante de fatos da vida que me intrigam e enternecem. Ao longo dos anos formulei uma teoria sobre a nossa necessidade de obter respostas às nossas indagações, como se com as respostas pudéssemos, então, controlar a realidade. Mera ilusão.

Rememoramos, refazemos os caminhos do fato, tentamos visualizar o ocorrido, como se em algum ponto houvesse a chave para impedir que aquilo acontecesse. Em vão.

PARADOXO DE ZENÃO

Há menos de um ano perdi minha mãe em um acidente doméstico. Só em casa resolveu subir no primeiro degrau de uma escada metálica, para acertar as horas de um relógio. Um acidente absolutamente sem sentido, visto existirem vários relógios na casa, e com a recomendação para não usar a escadinha e nem subir em banquinhos. Mães idosas. Porque isso teve que acontecer?

Estou relendo Ficções, de Jorge Luiz Borges. Que fascinante. Que imaginação fantástica. Como a realidade pode parecer absurda. No conto “Avatares da Tartaruga” ele rememora o segundo paradoxo de Zenão, sobre o movimento.

Um sujeito vai caminhar 60 metros. Mas para isso terá chegar à metade (30); mas para vencer essa distância terá que passar por 15; mas para isso terá que chegar a 7,5, numa regressão infinita, que provaria a ausência do movimento. O homem nunca chegaria aos 60 metros.

Penso em minha mãe. Se ela não tivesse vencido a primeira metade do seu percurso fatal, ela estaria viva. Mas a literatura fascinante e provocativa de Borges é para nos distrair o espírito, aliviar a alma. A realidade é diferente de metafísica de Zenão e seus paradoxos.

Se a bala tivesse que percorrer a cada vez a metade do caminho, e a metade da metade, indefinidamente, ela nunca teria atingido a pobre criança.  
 
E se Augusto Aguiar não tivesse vencido a primeira metade da distância entre a casa e a praia, e se essa distância tivesse novamente sido reduzida à metade, na mesma progressão proposta por Zenão, ele não teria conseguido realizar o sonho de ir surfar um pouco, e estaria ao lado de sua jovem esposa Lilian Coelho Aguiar, com a qual, li nos jornais, havia se casado em novembro passado. Três meses!

Como o paradoxo de Zenão não funciona, a não ser no mundo da filosofia, Augusto Aguiar, lamentavelmente, chegou ao mar, mas não retornou aos seus. Não sabemos, ao menos, se conseguiu realizar o que pretendia.

A esta altura, apenas as gaivotas, os atobás e os mergulhões de Peruíbe sabem o que aconteceu ao rapaz quando estava no reino de Poseidon.

O paradoxo sobre a inexistência do movimento não funciona na vida real, pois Augusto não voltou para os seus. Mas no mundo do espírito, da alma e do amor, Augusto não saiu do lugar, estará para sempre no coração dos que o amam.

Nesse campo Zenão não estaria errado.

RIP Augusto. 

APÓS O DESAPARECIMENTO DE AUGUSTO, O FACEBOOK FOI BASTANTE USADO, APELANDO PARA A ATENÇÃO DAS PESSOAS. 

O USO SOLIDÁRIO DAS REDES É UM BELO EXEMPLO A SER SEGUIDO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário