Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

CHAVISTAS TRANCAM A CONSTITUIÇÃO DA VENEZUELA NA GAVETA, E JOGAM AS PALAVRAS DE CHÁVEZ FORA. Chávez disse, no dia 9 de dezembro, ao viajar a Cuba, que se não assumisse amanhã (10) então o líder da Assembléia, Diosdado Cabello, deveria tomar posse e marcar novas eleições em 30 dias. O candidato seria Nicolas Maduro. Simples e direto.




Há alguma coisa muito errada acontecendo nos bastidores do chavismo. Caso contrário, qual o sentido dos líderes chavistas Diosdado Cabello e Nicolas Maduro, e mais alguns de menor envergadura, estarem desconsiderando o que disse Hugo Chávez, “Il capo”, pessoalmente, por meio de uma transmissão pela TV, na noite de 9 de dezembro, antes de embarcar para Havana para submeter-se à quarta operação contra um câncer agressivo?

AI, AI, ASSIM VOCÊ ME MATA...
Creio que Hugo Chávez, embora tenha enganado a população venezuelana por 18 meses a respeito do real estado de sua doença, quando embarcou para Havana em dezembro sabia que poderia ser uma viagem sem volta. Isto é, tendo feito três operações devastadoras contra um câncer em metástase, sabia que poderia morrer a qualquer momento. Então falou ao povo.

Desde que foi operado as autoridades cubanas nada dizem, pois apenas alugam salas do hospital Cimeq por 130 mil dólares por dia! Quem tem que falar é Hugo Chávez ou seus auxiliares.

FALASTRÃO MUDO
Hugo Chávez, todos sabemos de longa data, é um falastrão do tipo de Lula, fala sobre qualquer assunto e não se cansa de ouvir a própria voz. Sendo assim, se não fala, se não aparece em TV e nem em vídeos, é porque não pode, seja porque está frAco demais, seja porque, como informa o doutor Marquina, de Miami, pode estar sedado e inconsciente.
Isto é, pode haver entrado em um estado terminal.

E porque seus auxiliares, que estabeleceram uma verdadeira ponte-aérea entre Caracas e Havana, não dizem algo que preste? Pelas próprias palavras de Chávez, ditas ao povo, na noite de 9 de dezembro, se ele não voltasse Cabello tomaria posse como líder da Assembléia e marcaria eleições para 30 dias. Seria o candidato chavista Nicolas Maduro.

E tudo isso estaria conforme a constituição.

Por que os chavistas manobraram de forma golpista, vil, e conseguiram uma autorização do Tribunal Superior para estender o mandato de Hugo Chávez? Se Hugo Chávez não pode assumir, para que estender seu mandato? Impossibilitado de governar ele já está, de um modo ou de outro.

Talvez nem os chavistas saibam direito o real estado de Chávez. E se Cabello assume e marca eleições e Maduro perde para a oposição? Uau! Quanta dor de cabeça. E se depois disso tudo conseguem fazer Chávez voltar para Caracas? Ele ficaria louco se soubesse de uma derrota assim.

Todos sabemos que Cuba precisa muito, é realmente vital, do petróleo barato da Venezuela. Ninguém duvida de que os Castro (talvez só Raul, agora) usasse a estadia de Chávez em Cuba para tirar proveito disso. Não sei nem se, uma vez internado no Cimeq, como numa prisão, os chavistas podem entrar e sair para falar com Chávez, por exemplo. 

Chávez pode estar muito bem isolado, protegido, em Havana, enquanto os chavistas são obrigados a fazer o que Cuba quiser. Quem garante que não? Chávez pode ser mantido por meses nesse estado de hibernação. Enquanto isso Cuba terá a certeza do petróleo. De certo modo,Cuba conseguiu transformar a Venezuela em um tipo de colônia. Duvido que os cubanos entreguem a rapadura facilmente. 

Se há uma eleição e Capriles ganha, por exemplo, ele poderia cortar a farra do petróleo barato.   

CHAVISMO SEM CHÁVEZ?
O chavismo, como o próprio nome diz, é centrado em Chávez. Sem ele, os seus auxiliares perdem força. Certamente começariam a brigar pelos despojos. Por Chávez, pelo visto, seu sucessor seria Maduro. Mas e se Cabello assume o governo e não marca eleições em 30 dias e dá um golpe e fica no comando? Adeus Maduro!

Como os chavistas temem perder para Capriles, no momento Maduro fica esquentando o lugar para Chávez. E se Chávez não voltar mais para a Venezuela, ou só voltar morto?

Bem, essa é uma outra história. Mas foi para evitar alguns problemas que os chavistas deram um golpe na Constituição e estenderam o mandato de Chávez.

Para eles, de qualquer modo, enquanto for possível manter o circo, é melhor um Chávez doente com mandato esticado que Chávez nenhum, com o risco de um golpe de Cabello ou uma derrota para Capriles. Assim, com medo de um golpe, resolveram dar outro golpe: trancaram a constituição na gaveta e jogaram a vontade de Chávez fora. 

CHÁVEZ FALA SOBRE NÃO VOLTAR E SOBRE 
ELEIÇÕES









Nenhum comentário:

Postar um comentário