Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

JOSÉ RAFAEL MARQUINA FALA À CNN SOBRE A GRAVE SITUAÇÃO DE HUGO CHÁVEZ. PODERÁ O CHAVISMO VIVER SEM CHÁVEZ?

O médico José Rafael Marquina, venezuelano radicado nos Estados Unidos, tem sido fonte para a consulta de muitos veículos de comunicação interessados no caso da doença de Hugo Chávez. 

O doutor Marquina, embora criticado por muitos chavistas por falar sobre a saúde do coronel bolivariano, tem mantido uma linha de informações que não tem sido desmentida pelos fatos. Marquina há meses diz que a situação de Hugo Chávez e extremamente grave e que não teria muito tempo de vida. 

Se Chávez fosse um cidadão qualquer não haveria mesmo sentido em discutir a sua saúde em público, mas o coronel foi eleito para um quarto mandato e é responsável por mais de 20 milhões de pessoas, e o seu governo é um desastre político e econômico que está conseguindo afundar a Venezuela. 

Marquina está há alguns dias sem informação atualizada porque suas fontes, em Havana, estão mantidas isoladas no Hospital Cimeq, onde Chávez é tratado. O Cimeq é o hospital em que são tratados os dirigentes comunistas cubanos, a nata que não se mistura com o povo. 

Hugo Chávez, nos últimos 18 meses, passou 110 dias internado no Cimeq. Está lá, desta vez, desde dez de dezembro de 2012, para uma quarta operação contra um câncer com metástase. 

Segundo Marquina a operação foi mal sucedida e Chávez teve muitas complicações nestes 30 dias. Sofreu paradas renais, infecções pulmonares, está entubado para alimentação e respiração. Não se sabe exatamente o seu estado, uma vez que os cubanos proibiram que os médicos cubanos saiam do hospital e até de contato por telefone com médicos do Brasil que faziam acompanhamento. 

O hospital Cimeq, hoje, no caso do paciente Hugo Chávez, é como uma prisão. De certo modo isso é muito bom para Cuba, pois apenas os cubanos sabem como ele realmente está. A questão das ditaduras é essa: silêncio e mistério sobre tudo. 

Chávez está morto e embalsamado, esperando o momento político certo para ser devolvido à Venezuela? Ninguém sabe. 

Chávez está mantido inconsciente, para facilitar o tratamento, mas com alguma possibilidade de cura? 

A situação de Chávez é um mistério. Do ponto de vista político, para os chavistas é melhor manter a situação assim até que eles controlem a situação e aprendam a viver sem Chávez. 

Mas a pergunta é: é possível viver sem Chávez no chavismo? 

ENTREVISTA DA CNN COM O MÉDICO 
JOSÉ RAFAEL MARQUINA: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário