Pesquisar este blog

sábado, 7 de dezembro de 2013

LULA PODE SER O BARBA, UM INFORMANTE DO DOPS NOS TEMPOS DA DITADURA, SEGUNDO REVELAÇÕES DO DELEGADO ROMEU TUMA JUNIOR NO LIVRO SOBRE A MÁQUINA PETISTA “ASSASSINATO DE REPUTAÇÕES – UM CRIME DE ESTADO”






ESTE É O BARBA?



DO BLOG DE REINALDO AZEVEDO 

Parte do texto publicado no Blog do Reinaldo Azevedo sobre o livro bomba “Assassinato de Reputações – Um Crime Estado” de lançado esta semana pelo delegado Romeu Tuma Junior, ex-secretário nacional de Justiça do governo Lula, de 2007 a 2010, refere-se às afirmações de Tuma sobre que Lula teria sido informante do DOPS nos tempos da ditadura.

Quando se anuncia que o PT criou um estado policial, convenham, não se está a dizer nenhuma novidade. Nunca, no entanto, alguém que conhece por dentro a máquina do governo havia tido a coragem de vir a público para relatar em detalhes como funciona o esquema. Romeu Tuma Junior, filho de Romeu Tuma e secretário nacional de Justiça do governo Lula entre 2007 e 2010, rompe o silêncio e conta tudo no livro “Assassinato de Reputações – Um Crime de Estado”, publicado pela Editora Topbooks (557 págs., R$ 69.90).

O trabalho resulta de um depoimento prestado ao longo de dois anos ao jornalista Cláudio Tognolli. O que vai ali é de assustar. Segundo Tuma Junior, a máquina petista:

1: produz e manda investigar dossiês apócrifos contra adversários políticos;

2: procura proteger os aliados.

O livro tem um teor explosivo sobre o presente e o passado recente do Brasil, mas também sobre uma história um pouco mais antiga. O delegado assegura que o sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva — que nunca negou ter uma relação de amizade com Romeu Tuma — foi informante da ditadura. A VEJA desta semana traz uma reportagem sobre o livro e uma entrevista com o ex-secretário nacional da Justiça. 

Ele estava lá. Ele viu.

Ele tem documentos e diz que está disposto a falar a respeito no Congresso. O delegado é explícito: Tarso Genro, então ministro da Justiça, o pressionou a divulgar dados de dossiês apócrifos contra tucanos. Mais: diz que a pressão vinha de todo lado, também da Casa Civil. A titular da pasta era a agora presidente da República, Dilma Rousseff.





(VEJA)...O senhor afirma no livro que o ex-presidente Lula foi informante da ditadura. É uma acusação muito grave. 

Não considero uma acusação. Quero deixar isso bem claro. O que conto no livro é o que vivi no Dops. Eu era investigador subordinado ao meu pai e vivi tudo isso. Eu e o Lula vivemos juntos esse momento. Ninguém me contou. Eu vi o Lula dormir no sofá da sala do meu pai. Presenciei tudo. Conto esses fatos agora até para demonstrar que a confiança que o presidente tinha em mim no governo, quando me nomeou secretário nacional de Justiça, não vinha do nada. Era de muito tempo. 0 Lula era informante do meu pai no Dops. 

(VEJA) ...O senhor tem provas disso? 

Não excluo a possibilidade de algum relatório do Dops da época registrar informações atribuídas a um certo informante de codinome Barba.

(…)




Nenhum comentário:

Postar um comentário