Pesquisar este blog

domingo, 10 de fevereiro de 2013

JORNALISTA DO ABC.ES QUE FEZ MATÉRIA SOBRE O PÉSSIMO ESTADO DE SAÚDE DE HUGO CHÁVEZ DESAFIA O MINISTRO DA COMUNICAÇÃO DA VENEZUELA A DIVULGAR UM VÍDEO MOSTRANDO O PRESIDENTE. O ministro Villegas disse que a matéria o ABC.ES seria tão mentirosa quanto a foto de Chávez na UTI, publicada em 24/01 pelo jornal El País.

BLASCO DESAFIA VILLEGAS A MOSTRAR HUGO CHÁVEZ EM UM VÍDEO
Os atuais dirigentes golpistas da Venezuela, liderados pelo ex-vice presidente Nicolás Maduro, continuam sendo desleais com o povo venezuelano. Mentem que ele está cada vez melhor e dizem que falam e têm reuniões de governo com ele.

Na edição de ontem (9/02), do jornal espanhol ABC.ES, o jornalista Emili Blasco contou que Chávez não pode mais falar e nem se levantar da cama. Hoje o ministro da Comunicação e da Informação da Venezuela Ernesto Villegas diz que o ABC.ES publica matéria falsa, como a foto de Chávez na UTI, entubado, publicada na primeira página do grande jornal espanhol El Pais, na edição de 24 de janeiro passado.

De fato, a gigantesca foto publicada por El País na primeira página do jornal impresso e no site do jornal, era realmente de outra pessoa. Isso, em jornalismo, se chama barrigada. A publicação de uma fotografia extraída de um vídeo de uma operação feita no México, que estava na Internet (Youtube) desde 2008, foi realmente uma grande barrigada de El País, um dos mais importantes jornais europeus.

EL PAÍS DEU UMA "BARRIGADA" E PUBLICOU (24/01) COMO SENDO DE CHÁVEZ UMA IMAGEM EXTRAÍDA DE UM VÍDEO DE 2008 FEITO NO MÉXICO. ALGUÉM ENGANOU O EL PAÍS. 
Como algo assim aconteceu? Não sei, não li mais nada sobre o assunto que tratasse de alguma providência internado do jornal para apurar o acontecido. Pode ter sido a pressa por atualização, nestes tempos de comunicação rápida. Alguém apareceu com a foto, atribuiu a Hugo Chávez, e a foto foi publicada. Também poderia ter sido um modo de desacreditar El País, embora tenha minhas dúvidas, uma vez que o jornal é situado no campo da esquerda light.

Todavia, foi uma tremenda pisada na bola, imperdoável para um jornal tão importante. Ocorre que El País tem sentido a concorrência do ABC.ES na cobertura da América Latina, especialmente no que se refere à estranha situação de Hugo Chávez.

O jornal ABC.ES, especialmente por meio de seu correspondente Emili Blasco e o médico José Rafael Marquina, além dos textos do jornalista venezuelano Nelson Bocaranda, têm sido das melhores fontes sobre a saúde de Hugo Chávez. Isso pode ter pressionado El País, que deixou de tomar os cuidados necessários antes de publicaruma foto como aquela.

A foto publicada pelo El País é imagem extraída de um vídeo sobre uma operação (intubación de acromegalia) feita no México, e publicada no Youtube desde o dia 6 de agosto de 2008. Eu mesmo já havia visto o vídeo no mês de janeiro, pois alguém começou a usá-lo para dizer que o sujeito operado era Hugo Chávez. Como o paciente é um sujeito com rosto redondo, está deitado e está careca e meio inchado, de fato lembra o presidente da Venezuela. Isso enganou o El País.

ABC.ES E HUGO CHÁVEZ

Blasco informou que Hugo Chávez passou por maus momentos após a operação de 11 de dezembro em Havana,quase morreu perto do Natal por complicações pulmonares e que agora perdeu a fala – provavelmente de forma definitiva - devido ao tratamento, está deitado e deprimido. Segundo Blasco, os médicos cubanos informaram à sua família que Chávez não voltará a reassumir a presidência, e que inclusive o tribunal
Já teria sido informado, de modo a declarar o seu impedimento de assumir o cargo.      

No dia 8 de dezembro, antes de ir para Cuba para a sua quarta operação contra um câncer Hugo Chávez disse, por meio da TV, em pronunciamento oficial, que se não pudesse estar de volta para a posse o presidente da Assembléia Diosdado Cabello assumiria o governo e em 30 dias, conforme diz a Constituição, convocaria eleições. O candidato apontado por Chávez seria Nicolas Maduro.

No entanto, após Chávez ser operado e a crise se instalar os chavistas esqueceram tudo o que Chávez disse e deram um golpe, seguindo a Venezuela governada por um sujeito (Maduro) que não é mais vice e nem foi eleito.

É como se, na ausência de Dilma, Temer e da linha sucessória contitucional o Congresso resolvesse nomear, com apoio do TSJ, o deputado Tiririca como presidente da República, ou o senador Suplicy. Não haveria o menor sentido. Certo? É o que ocorre agora na Venezuela. O pior é que o governo brasileiro achou tudo muito certo. Um verdadeiro absurdo.

O ministro da Comunicação Villegas está tentando jogar o caso da barrigada do El Pais contra as informações publicadas por Blasco, mas este apenas pediu ao ministro: então publique um vídeo mostrando Chávez.

Duvido que tal vídeo aparecerá tão cedo.     


NO YOUTUBE DESDE 06.08.2008.
ESTE FOI O VÍDEO DE ONDE SAIU A SUPOSTA IMAGEM DE CHÁVEZ PUBLICADA PELO EL PAIS EM 24 DE JANEIRO.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário