Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

HUGO CHÁVEZ VOLTA A CARACAS. PRECISA APARECER AO VIVO. QUEM FOI LEVADO DE HAVANA A CARACAS? CHÁVEZ, OU SEU CORPO? O segredo em torno dele apenas aumenta o mistério. Se ele está vivo, por que não aparece para seu povo?

Vou reproduzir uma fotografia que encontrei no blog Notalatina, de Graça Salgueiro, uma das maiores especialistas em temas ligados à esquerda latinoamericana. A fotografia, provavelmente, foi captada rapidamente e com um celular, daí a resolução insuficiente. 

A fotografia mostra uma pessoa que seria Hugo Chávez em um estado de bastante depauperação, conforme, realmente, os comentários feitos há meses pelo médico José Rafael Marquina e coerente com as matérias de Emili Blasco, correspondente do jornal ABC.ES. 

DOIS MESES DE UTI, ALÉM DE COMPLICAÇÕES PÓS OPERATÓRIAS, PODEM DEIXAR UMA PESSOA MUITO DEPAUPERADA.

OBSERVEM A VERRUGA NA TESTA, A SOBRANCELHA RALA, O OLHO DIREITO, A VERRUGA SOB O OLHO DIREITO, O LÓBULO DA ORELHA, A FERIDA NO LÁBIO À DIREITA, E DUAS MARCAS COMO CICATRIZES OU VINCOS.

NO FINAL DE 2012 CHÁVEZ ESTAVA INCHADO POR CONTA DO TRATAMENTO E DROGAS FORTES CONTRA A DOR  DO CÂNCER.

ESTA FOTO DEVE TER SIDO TIRADA ANTES DA PRIMEIRA, AO ALTO

Para recapitular, Blasco publicou uma reportagem há alguns dias afirmando que as suas pesquisas indicaram que o presidente venezuelano havia perdido a fala e não conseguia mais levantar-se da cama. Tudo isso como consequência do câncer agressivo que avança em metástase e também do tremendo enfraquecimento de Chávez decorrente das consequências das complicações pós operação de 11 de dezembro, a quarta e grande cirurgia a que ele se submeteu em Cuba. 

Depois  dessa cirurgia Chávez teve paradas cardíacas, problemas sérios com falhas nos rins, contraiu pneumonia,  passou a ser alimentado por sondas, assim como teve que se submeter a uma traqueostomia para poder respirar, o que afetou suas cordas vocais.

Após a publicação da reportagem do ABC.ES, sobre o lamentável estado de Chávez, as autoridades venezuelanas protestaram com veemência, tentando desautorizar a matéria, mas nunca Hugo Chávez foi mostrado falando ou andando ou tendo reuniões com seus auxiliares.

Há alguns dias o governo venezuelano divulgou três fotos em que Chávez aparece deitado em uma cama, com o rosto meio inchado, ao lado de duas filhas, supostamentelendo um jornal.

Essas fotos são muito diferentes da fotografia publicada hoje por Graça Salgueiro que lhe foi enviada por uma fonte venezuelana. 

Pois bem, reproduzo aqui duas cópias da mesma foto de Chávez conforme o blog Notalatina, com alguns comentários e ouyras fotos de Chávez, inclusive dele com as filhas.

O que penso?

Como Chávez teve complicações muito sérias é possível que a foto mais recente dele seja mesmo a que aparece em pior estado. O sujeito da foto tem a verruga na testa como Chávez, seu nariz tem a ponta virada para baixo como o de Chávez, está depauperado como estaria Chávez após mais de dois meses em uma UTI fazendo um tratamento pesado contra um câncer e uma operação que gerou várias complicações.

Que já acompanhou uma pessoa por dois meses em uma UTI nas condições dele sabe como fica o paciente. Eu sei.

O que dizer das 3 fotos de Chávez com as filhas. São verdadeiras, mas são de antes, e não de agora. E o jornal que ele supostamente lê? Tem uma data mais recente. Bem, se há uma manipulação nessa imagem não é em Chávez, mas é o jornal, com data recente para atualizar a imagem.

AVIÃO AMBULÂNCIA

Se Hugo Chávez está hoje como as 3 fotos com as filhas dele, porque foi transportado em segredo para Caracas e internado sem ninguém poder vê-lo em um hospital militar? Não poderia ter sido feito um vídeo ao menos em que mandasse uma mensagem ao povo? Afinal, Hugo Chávez não quer mais falar diretamente ao seu povo?

Ou não pode?

Seus auxiliares dizem que ele escreve no Twitter, faz reuniões, manda recados!!! Se isso fosse mesmo verdade, qual seria o problema de ele fazer mais uma forcinha e acenar ao povo por um vídeo?

Hugo Chávez está em Caracas, creio, voltou para morrer. Mas está, talvez, muito mais parecido com o Chávez da primeira fotografia que o gorducho que aparece com as filhas.

Quanto à fotografia divulgada por Graça Salgueiro só tenho uma dúvida: o olho direito do homem parece muito fechado, sem a fenda que permite perceber o globo ocular. A região parece estar inflamada, há vermelhidão.

Não sei o que aconteceu ao olho direito, está muito estranho. Mas o rosto é o de Hugo Chávez, tem a verruga na testa, tem uma verruga sob o olho direito, tem o mesmo nariz e o lóbulo da orelha direita, e cicatrizes pequenas na mandibula, à direita. A ferida no lábio é compatível com haver ficado dois meses em UTI, com alimentação por sonda.  

Após tantas complicações e quase haver morrido perto do Natal, um paciente com o câncer de Hugo Chávez estaria em condições lamentáveis, com imensa perda de peso.

Desse modo,  aceito que o sujeito seja Chávez mais recente, e a imagem com as filhas uma foto verdadeira, mas um pouco mais antiga, talvez até de uns dias antes da cirurgia.

Como saberemos a verdade?

Se Hugo Chávez aparecer numa sacada do hospital e for saúdar o povo, deixando-se fotografar por inteiro, de pé. Caso contrário, é possível suspeitar, como muitos já suspeitam, que Hugo Chávez foi levado para a Venezuela apenas para morrer, ou pior, o que o avião levou em segredo foi apenas o seu corpo.

O problemas das ditaduras é que elas vivem de mentiras. Chávez precisa aparecer, sem trocadilho, ao vivo.

LEIAM O EXCELENTE RELATO DE GRAÇA SALGUEIRO SOBRE HUGO CHÁVEZ E A INFLUÊNCIA DE CUBA E RÚSSIA SOBRE A VENEZUELA ATUAL.


http://notalatina.blogspot.com.br/2013/02/o-destino-da-venezuela-nas-maos-de-cuba.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário