Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

CASAL DE CLASSE MÉDIA ALTA, IGOR LOPES E NATÁLIA HERFT, ATACA DE BONNIE AND CLYDE NO ESPÍRITO SANTO. FORAM PRESOS, ACUSADOS POR ROUBOS PARA MANTER PADRÃO DE VIDA ELEVADO.

IGOR, PROBLEMAS COM A POLÍCIA SÃO ANTIGOS


NATÁLIA HERFT, FOTO DIVULGADA PELA POLÍCIA DO ES.
Até prova em contrário, todos são inocentes. Mas, quando dois suspeitos são detidos ligados a uma série de indícios e provas circunstanciais, a coisa fica complicada para eles. Igor e Natália são acusados por roubo qualificado, e Igor também será indiciado por posse de arma e tráfico de drogas.

Escreva o nome de Igor Souza Lopes, 20 anos, no Google, e ficará surpreso com a quantidade de notícias ligadas à prática de crimes, em 2012. O rapaz tem longa ficha e, segundo a polícia, comete infrações desde quando era menor de idade, e já havia sido preso por porte ilegal de arma. Natália Herft de Oliveira, 19 anos, será indiciada por roubo qualificado.

As matérias da imprensa destacam que o casal de jovens pertence à classe média alta, cujos pais seriam empresários no comércio. Bem, o crime é democrático, pode chegar a qualquer posição social. As drogas também.

Até prova em contrário, Igor e Natália são inocentes, pois não foram julgados. Todavia, os fatos indicam que meteram-se em sérias complicações. Qual a explicação para esse comportamento criminoso de jovens que poderiam estar estudando ou trabalhando honestamente?

NATÁLIA, BUSCA POR EMOÇÃO? (FACEBOOK)
DROGAS

Arrisco o palpite de que o rapaz meteu-se com más companhias ainda adolescente, e com drogas. Creio que ando vendo demais séries de documentários americanos sobre crimes e a devastação que as diversas drogas estão produzindo nos Estados Unidos, e fico propenso a concluir que (independente de índole, temperamento, caráter, genética, e outros fatores) as drogas são uma das principais portas de entrada para o mundo criminoso.

Outra coisa que fica evidente em muitos casos envolvendo jovens criminosos, é que há muita relação com lares problemáticos, carência afetiva, falta de encontrar um sentido para a vida. Muitos jovens de classe média entram para o crime por tédio.

Também nota-se, no Brasil especialmente, que a TV (novelas) e o cinema, destacam, ou glorificam o mau-caratismo, a transgressão, como valores positivos. No Rio de Janeiro, por exemplo, há um tipo de Cultura Bandida da classe média e entre a elite, que foi bem caracterizada no filme Tropa de Elite 1. 

Está como que na moda uma certa onde de Amor Bandido, em que garotas enamoram-se por criminosos. Mas, geralmente, são moças de classe alta envolvendo-se com bandidos comuns, traficantes. Há inúmeras matérias publicadas sobre esse fenômeno.

Resta ainda a questão de hereditariedade e genética, e a psicopatia. A psicopatia também é muito democrática, e espalha-se por todas as classes sociais. Não sei se é o caso.

O delegado tenta explicar o caso falando que o casal talvez gostasse de viver de um modo caro, acima de suas possibilidades financeiras, agindo com ostentação. É possível. Mas aí fica uma pergunta: quais os valores que teriam recebidos de seus pais? Como essas questões de valores seriam tratadas naquelas famílias? Será que havia tempo para isso? Isso nos faz pensar sobre como a velocidade da vida tem atrapalhado as relações familiares.

É certo que Igor e Natália meteram-se em encrenca; mas, nestes tempos de Facebook, talvez também gostassem de curtir a imagem de ricos e poderosos. Há fotos dele ostentando jóias de ouro e fotos no celular de Natália, para colocar na rede, talvez, de Natália empunhando um revólver carregado, calibre 38. Não à toa estamos nos tempos do Funk de ostentação.

Definitivamente, estamos em outros tempos, mas o caso, de alguma maneira, me fez lembrar da tristemente famosa dupla criminosa Bonnie Parker & Clyde Barrow, que aterrorizou o interior americano nos anos 30.

CLYDE BARROW

BONNIE PARKER
O FORD DE BONNIE & CLYDE 


Um comentário:

  1. O nome do blog é ótimo e o texto excelente! Gostei muito da postagem. Parabéns!!

    ResponderExcluir