Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O ESTOQUISTA FABRÍCIO PROTEUS E O PARADOXO DE TOSTINES: AS MANIFESTAÇÕES SÃO PACÍFICAS, MAS SÃO VIOLENTAS?, OU SÃO VIOLENTAS PORQUE COMEÇARAM PACÍFICAS? Ele foi baleado por tentar dar estocadas em um PM. (VIDEO)

FABRÍCIO PROTEUS
 
IMAGEM EXTRAÍDA DO VÍDEO

Além de bonzinho, como queria a maravilhosa Kate Lyra, o brasileiro é muito criativo, e inventou a "passeata pacífica que acaba em destruição".

Quando a passeata é pacífica, o mérito é do povo. Mas sempre que há depredações, então a culpa tem que ser da polícia! Sabem como é, brasileiro é bonzinho e não quebra nada. Só quebra quando a polícia tenta conter os quebradores. 

Aliás, esse é um outro paradoxo, como o dos biscoitos Tostines: os manifestantes apanham porque estão depredando ou estão depredando e então apanham? Com a variante: os manifestantes apanham porque estão depredando ou depredam para se manifestar pacificamente? Vocês decidam.

O fato é que no Brasil se inventou um modelo muito estranho de manifestação: aquela que começa pacífica e acaba em violência. É claro que muitos organizadores dizem que não têm nada a ver com a violência, jogando a culpa na truculência da polícia. Mas por que a polícia agiria contra manifestantes pacíficos?

Aqui está o ponto. As tais manifestações podem ter, sim, milhares de pessoas com boas intenções e começar e terminar em paz. E por que não acontece? Porque estão sendo usadas politicamente por radicais que se misturam e agem para criar o caos. Se tem sido quase sempre assim, então há uma lógica nisso, e fica difícil aceitar que nenhum pacífico tenha notado a infiltração. 

No caso de São Paulo, é claríssimo que uma manifestação que acabe em paz não terá emoção. Isto é, pancadaria, fogo, depredações, trazem mais emoção e fotografias, além de centenas de declarações que deixam mal a polícia e o governo paulista. E isso interessa muito a quem quer atingir o governo estadual e ocupar a cadeira do Morumbi.

Muitas manifestações, embora pareçam justas, no fundo são armadilhas para prejudicar o governo estadual perante a Opinião Pública. O povo quer se manifestar, por boas razões, mas é manipulado por políticos radicais. É uma lógica perversa.

PROTEUS E A POLÍCIA

No último sábado, ao fim de uma manifestação contra a Copa que, como sempre, acabou em violência,  policiais perseguiram dois marmanjos de 22 anos, que a imprensa candidamente chama de "meninos" ou "adolescentes", o que dá um tom de certa fragilidade perante a polícia não é? Um parou, o outro fugiu. 

Na mochila do que fugiu a polícia disse haver encontrado um tipo de "kit manifestação pacífica": um grifo (ferramenta pesada de aço), dois estiletes, estilingue, bolas de gude, explosivos". 

Segundo a polícia, o que fugiu foi perseguido por políciais. Num certo ponto, um dos policiais caiu e Proteus teria parado e voltado para atacar o policial com um estilete; daí foi baleado pelo outro PM.

Na versão inicial de advogados de Proteus, o rapaz foi baleado após tentar atingir um policial, mas foi baleado sem necessidade.

Posteriormente Proteus mesmo disse, no hospital, onde foi operado, que de fato tentou ferir um policial com um estilete, mas somente após ter sido baleado.

Bem, a verdade surgirá por conta das investigações e de se encontrar o "timing" dos fatos, não é uma questão de ser a favor ou contra manifestações e outras coisas mais.  

Olhando o vídeo, fica-se com a impressão que Proteus correu, perseguido pelos policiais, um deles cai e Proteus volta para agredi-lo. Então o outro policial para e fica em posição de tiro. Não dá para ouvir estampidos- talvez por conta dos vídeos - , m as quando  Proteus tenta atingir o PM com o estilete ele está em pé. Se tivesse já tomado dois tiros, um no tórax, e outro na virilha, dificilmente andaria.

Como a versão de Proteus já mudou uma vez, acho que ainda chegaremos à verdade em breve. Proteus caiu depois da queda do PM. Isso fica bem claro no fim do vídeo. Se caiu foi porque foi baleado. E baleado não tentou atacar mais ninguém. Mas antes disso o PM havia caído, e ele o havia ameaçado com o estilete. 

Em tempo, estoquista é quem controla estoques, não quem dá estocadas.

R7 PROTEUS E OS PMS





Nenhum comentário:

Postar um comentário