Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de março de 2012

O BATMAN, QUEM DIRIA, VAI LUTAR CONTRA O CRIME, EM TAUBATÉ. Ou, como heróis de ficção podem combater bandidos de verdade.



O que o escritor Monteiro Lobato, a apresentadora Hebe Camargo e o herói de gibis e do cinema Batman têm em comum? Todos ajudaram a tornar a cidade de Taubaté mais conhecida no mundo.

Sobre Monteiro Lobato e Hebe Camargo não é preciso dizer mais nada. Lobato é um dos maiores escritores do  Pais, Hebe, além de cantora durante muito anos, é uma das apresentadoras mais famosas da TV.

E o Batman? Bem, esse começa agora a escrever a sua história em uma das mais antigas e importantes cidades do Estado. Centro de difusão de bandeiras, formadas por aqueles paulistas aventureiros em busca de ouro, pedras preciosas, índios e novas fronteiras, agora Taubaté contará com outro tipo de herói, o Batman, que  promove o bem em gibis e filmes que a garotada adora, há gerações.

E o que fará Batman em Taubaté? Combaterá o crime, ué! Claro que não vai sair na porrada com os criminosos, e talvez nem conte com o parceiro Robin. Mas Batman quer ajudar a Policia conversando com a garotada da periferia e explicando as vantagens de ficar do lado da Lei e da Ordem, e longe das confusões.

Houvesse Batman chegado a Taubaté alguns anos antes e talvez pudesse ter conversado com os bandidos que seqüestraram e torturaram o prefeito da Cidade, Roberto Peixoto, e sua esposa, há algumas semanas. Para esses bandidos, a solução, agora, é a policia mesmo. Já estão crescidinhos demais, provavelmente.

MILITAR DA RESERVA DA MARINHA

O Batman de Taubaté é André Luiz Pinheiro, de 50 anos, capitão de fragata aposentado. Ele coleciona fantasias, pois é um “cosplayer”, que costuma participar de eventos desse tipo.

Segundo a imprensa regional, “De acordo com o militar, durante a conversa a comandante do batalhão explicou que, se a proposta for aprovada pelo alto comando da PM, o militar aposentado atuará como uma espécie de agente comunitário em bairros mais carentes.”

A ideia do projeto é aproveitar a figura dos super-heróis para resgatar os ideais de valores, respeito às regras e do conceito da família. “Ideais que estão tão afastados, principalmente nas comunidades mais carentes", falou Pinheiro.

Pelo nível atual da violência urbana, creio que, além de Batman, será necessária a contratação do Superman, do Fantasma, do Homem Aranha, do Sombra e outros agentes do Bem, da Lei e da Ordem. Talvez seja necessário apelar para heróis mitológicos gregos, como Hércules, Maciste ou Teseu.

Alguns super-heróis até deveriam passar a acompanhar o prefeito, para a sua própria segurança. Poderia ser um ninja bom, ou Charlie Chan (investigador) ou o próprio Jackie Chan. Estaria bem,  não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário