Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de julho de 2012

A INSUPORTÁVEL AUSÊNCIA DE BABILA. Ou, a escolha de Babila. A ex- modelo de SB do Campo já não está entre nós. Sua vida foi cortada por uma faca guiada pela mão enlouquecida por ciúme e ódio de seu marido. Após o crime, ele tentou matar-se, e está em uma UTI.

BABILA
Babila, que só tinha sonhos, morreu de forma trágica, como num pesadelo. Babila, de 24 anos de idade, foi assassinada pelo seu marido, na madrugada do último dia cinco. Não vou contar a história de Babila Teixeira Marcos, essa história está em todos os jornais, revistas e sites de notícias. Mais um crime que deixou a população chocada.

Quando ela foi assassinada, na cama de seu quarto, seu filho de dois anos de idade, dormia tranquilamente no quarto ao lado. Graças a Deus, a criança nada percebeu. Babila tinha um belo par de olhos azuis. Isso deve haver enfeitiçado o rapaz com o qual, depois, acabou se casando.

Contudo, com o passar do tempo, e foram apenas quatro anos, os sonhos de Babila foram sendo cortados um a um pelo namorado, noivo, e depois marido, até que, naquele dia terrível, mais que cortar seus sonhos, ele cortou sua vida. Ele cortou os amigos dela, as sessões de foto, os programas de TV, os contatos sociais. Babila foi sendo isolada do mundo, como se fosse um bibelô frágil e quebradiço.

Todos que já leram Nelson Rodrigues sabem que essa é uma das fórmulas da tragédia. O possessivo, inseguro, que isola, isola, isola, e sufoca o ser amado com aquilo que ele acha ser um amor especial, mas que não é mais que um sentimento doentio de insegurança. 

O marido deveria achar o máximo ser o marido de Babila. Como se fosse seu dono. Não à toa a mãe de Babila chegou a dizer à imprensa, de modo sofrido, mas verdadeiro: “ela dormia com o inimigo”.  

Nesta narrativa apenas Babila terá nome. Seu marido será apenas seu marido; a mãe, mãe; o pai, pai, e o filho, simplesmente o filho. Quero centrar a história em Babila. Sua mãe e seu pai são todos os pais e mães que enfrentam, com seus filhos, as mesmas preocupações e cuidados que eles com Babila.

É disto que se trata esta história. 

Os pais fazem um tremendo sacrifício para criarem um filho, uma filha e, num belo dia, a filha está apaixonada por um desconhecido. Babila começou a tirar fotos como modelo e a desfilar bem cedo, com pouca idade. Não sei se ainda teria uma longa carreira de modelo, mas é o que ela perseguia, e o fazia com gosto e vontade. Mas, aos 20 anos conheceu aquele que, um dia, tiraria a sua vida.

Tive um excelente professor que dizia que a Cultura é uma grande árvore que nunca para de crescer, ao longo do tempo. É alimentada por algumas raízes. Entre elas, as nossas preocupações com a Morte, o significado dos Sonhos, os jogos (sorte/azar; competência) e outras mais que não importam aqui. 

As raízes da Cultura sempre nos fascinarão, pois são a história da vida, e das incerteza da vida, o conteúdo dos dramas e tragédias. A história de Babila envolve raízes poderosas: a Morte, a Sorte e o Azar. A morte levou Babila pelas mãos de seu marido.

Ela teve todo o apoio dos pais para perseguir seus sonho. Enfeitiçou seu amado com seus belos olhos, mas foi enfeitiçada por ele que a queria isolada do mundo. A pressão que ele exerceu sobre ela levou a crises, e a uma encruzilhada definitiva: a escolha entre perseguir os sonhos ou viver um pesadelo. Duas estradas, dois caminhos.

O futuro é incerto, mas, como disse Borges, o Argentino, no futuro tudo cabe. Com relação ao pesadelo, é o que ela já vivia com seu marido. Bem que ela tentou, afastou-se de todos e viveu só para a família. Seus pais, sempre dedicados, chegaram a vender a própria casa para que ela pudesse ter um comércio de venda de água engarrafada. Os pais tiveram que alugar uma nova casa.

Mas ninguém aguenta tanta asfixia. Um dia ela disse à mãe que desejava separar-se do marido, não aguentava mais viver daquele modo. Sua mãe e seu pai sofriam muito com isso, e o marido, inabalável no seu modo de ser.

Babila foi levada à encruzilhada do sonho e do pesadelo. Quando conversou sobre isso com o marido ele não deve haver suportado a ideia de perdê-la. Num ato de fúria acabou matando-a a facadas. Percebendo o que havia feito, tentou matar-se.

A vida é assim, vivemos dia após dia e a morte sempre está por perto. Escapamos hoje, amanhã, mas um dia ela chega sem avisar. Babila não teve sorte. Quando tentou seguir a estrada dos sonhos, não conseguiu desvencilhar-se do seu pesadelo. 

A vida é feita de exclusões, decisões parciais. Ela foi excluindo de sua vida tudo o que o marido quis, mas não foi suficiente. Quando ela, então, decidiu voltar à vida, ele a excluiu com uma longa faca.  

Lembro de um belo livro de Roland Barthes, A Câmara Clara, sobre fotografia, em que ele, na primeira linha, escreveu sobre uma foto de um sobrinho do imperador Napoleão. Um retrato em que o fotografado encara a lente de frente: “Eu vejo os olhos que viram o Imperador”, escreveu Barthes sobre a experiência de encarar o fotografado.

Penso nos lindos olhos de Babila. Qual teria sido a última imagem presa nas suas retinas? O marido alucinado desfechando facadas contra ela? A faca suja de sangue tão perto de seu corpo?

E, qual a última imagem de Babila retida nos olhos de seu marido? 

Aqueles olhos azuis se apagando e uma expressão de dor com a pergunta definitiva: Por quê? 

PS:   

Babila tentou, mas não conseguiu livrar-se do feitiço de seu marido. Nada expressa melhor essa situação dramática que a música The Thrill is Gone, interpretada por B.B.King: “a emoção acabou, baby... eu estou livre do seu feitiço”. 

  Infelizmente, livrou-se de um modo triste, cruel, e involuntário. 


The Thrill Is Gone

BB King

The thrill is gone
The thrill is gone away
The thrill is gone baby
The thrill is gone away
You know you done me wrong baby
And you'll be sorry someday

The thrill is gone
It's gone away from me
The thrill is gone baby
The thrill is gone away from me
Although I'll still live on
But so lonely I'll be

The thrill is gone
It's gone away for good
Oh, the thrill is gone baby
Baby its gone away for good
Someday I know I'll be over it all baby
Just like I know a man should

You know I'm free, free now baby
I'm free from your spell
I'm free, free now
I'm free from your spell
And now that it's over
All I can do is wish you well

Written by Rick Darnell & Roy Hawkins





5 comentários:

  1. MInha prima... quantas saudades...
    1 ano sem vc !
    Deus te ampare !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Cristina. Deus a tem em bom lugar.
      Gutenberg

      Excluir
  2. História muito triste, que Deus ampare seus pais e seu filho.
    Abraços
    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Amiga amada qata sds sempre em meu ♥♥♥...

    ResponderExcluir
  4. Amiga amada qata sds sempre em meu ♥♥♥...

    ResponderExcluir