Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

FILHA DE JOSÉ GENOÍNO DIZ QUE TEM VERGONHA DO PAÍS. Quando li a notícia entendi mal e pensei que estivesse escrito “Tenho vergonha do meu pai”. Embora fosse um pouco estranho, seria razoável, dado que Genoíno, embora doente, pretende obter uma aposentadoria de R$ 26 mil de modo questionável, escapando da cassação e da punição penal pela sua participação no Mensalão. Genoíno é um brasileiro como qualquer outro, sujeito às leis do País.

JUNTAS MÉDICAS ATESTAM QUE SAÚDE DE GENOÍNO (EMBORA DOENTE) ESTÁ BEM E NÃO PRECISA APOSENTAR-SE. 



COMO LI RÁPIDO, E ACHO LAMENTÁVEL FORÇAREM A BARRA PARA APOSENTAR GENOÍNO, IMAGINEI QUE A FILHA O CENSURASSE POR ISSO. LI O QUE ESTÁ ACIMA. MAS O CORRETO É O QUE ESTÁ ABAIXO.

Sou pai, fui filho, compreendo o amor filial. Compreendo a luta da filha de José Genoíno para que ele se aposente como deputado, para que não seja cassado, e para que não fique na cadeia como qualquer outro condenado brasileiro.

Compreendo, mas não concordo.

Quando ela envia cartas à imprensa tentando mostrar a inocência de seu pai (por ser “pobre”), ou por estar doente, ou pelas suas boas intenções em política, ela deixa o aspecto afetivo falar mais alto que o bom senso e a própria História.

Em primeiro lugar, desde criança aprendi a detestar as ditaduras, a não suportar autoritários e totalitários em geral. A família de meu avô foi perseguida por Getúlio Vargas. 

Assim, quando adolescente, nos anos 60, sempre fui contra a ditadura militar e contra os terroristas comunistas que lutavam para derrubar o regime e para implantar uma outra ditadura, ao estilo cubano.

Jamais fui enganado pelos propósitos de José Genoíno e seus companheiros de guerrilha. No Brasil existiam e existem milhões de pessoas que, pelo fato de serem contra a ditadura militar não eram, necessariamente, a favor da esquerda comunista.

Para mim, foi com espanto que, após a volta do regime democrático, percebi que os antigos terroristas começaram a vender aos jovens a imagem de salvadores, como se tivessem lutado contra os militares para implantar a democracia no Brasil. Não foi isso que aconteceu, não.

Assim, compreendo que a filha de Genoíno ame seu pai e tenha ouvido histórias bonitas desde a mais tenra infância. Mas ela parece ter, já, idade suficiente para andar com as próprias pernas e buscar mais informações sobre o passado.

Ela talvez saiba que se a ditadura matou terroristas e gente inocente de forma ilegal, também deve saber que os terroristas mataram quase duzentos inocentes em atentados violentos a bomba e com armas de fogo.

Um amigo meu perdeu uma perna por conta da explosão de uma bomba terrorista, nunca recebeu a menor atenção, o menor pedido de desculpas por isso. O que colocou a bomba recebeu indenização do Estado Brasileiro e recebe gora pensão mensal.

A FILHA QUERIA QUE OS MÉDICOS ATESTASSEM O QUÊ?, DEVERIA ESTAR FELIZ POR ELE ESTAR BEM.


NUNCA FORAM MEUS HERÓIS

Não é preciso alongar-se sobre essas coisas, há muita literatura disponível a respeito. O fato é que José Dirceu e José Genoíno e outros nunca foram meus heróis.

O episódio do Mensalão foi um dos mais vergonhosos da História do País. Os envolvidos, gente de vários partidos da base de apoio do governo, e do PT, foram processados e contaram com os melhores advogados do País. Ninguém pode choramingar que faltou direito à Defesa.

No regime democrático, imperam as leis, e as leis são iguais para todos.



Os condenados por corrupção ativa e passiva, desvio de dinheiro público e outros crimes cumprirão suas penas como qualquer outro brasileiro. Assim deverá ser com José Genoíno.

Fico admirado de que uma moça solidária com o pai tenha descoberto agora as péssimas condições das cadeias nacionais. Logo a filha de um sujeito supostamente tão idealista, que deveria haver lutado para melhorar esses locais imundos, melhorar a sua comida.

Contudo, deve-se ressaltar que a Papuda é um hotel cinco estrelas perto das cadeias que os cidadãos comuns costumam freqüentar.

Assim como o SUS e seus ambulatórios são muito diferentes dos hospitais de luxo que hoje são freqüentados pelos políticos, especialmente os petistas que adoecem. Até imagino a resposta: “gostaria que todos pudessem ser atendidos no Sírio Libanês”...

SEM APOSENTADORIA



O fato é que José Genoíno está doente, mas a coisa, segundo as juntas médicas designadas pelo STF e pela Câmara, não é tão grave que o impeça de trabalhar como deputado – isso nunca foi serviço pesado! E que o obrigue a aposentar-se por invalidez! Que vergonha!

Me admira que ela condene os médicos das duas juntas, como se eles devessem atestar que Genoíno deve ser aposentado ou que não pode ficar preso pelo suposto passado heróico dele. Coisa de filha que ama o pai. 

Tantos presos estão doentes, com HIV, tuberculose, câncer, e outras doenças contagiosas e os políticos não fazem visitas às cadeias públicas para verificar a situação. Agora que duas dúzias de corruptos condenados verão o xadrez toda Brasília e a aristocracia do Pais reclamam da comida, da água e dos colchões.

Quando li a manchete acima compreendi mal e pensei que a filha houvesse caído em si diante da situação do País e de suas cadeias, mas não, ela imagina que o pai é diferente dos demais brasileiros, um herói nacional (para ela, é claro) e merece aposentar-se por invalidez, receber R$26 mil mensais, não ser cassado e, talvez, não devolver a medalha que recebeu do Exército.

Ela age apenas com o coração.  

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário