Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de junho de 2012

FERNANDO LUGO: EX-BISPO, EX-PRESIDENTE. Senado paraguaio destitui Lugo por 39 x 4 por não saber governar. Enfim ele poderá voltar para casa e cuidar melhor dos filhos que teve enquanto bispo católico. Federico Franco, o vice, assumiu e já preside o país.


FERNANDO LUGO VAI PARA CASA. FOTO GUILHERMO LEGARIA- AFP (VEJA)

O Senado Paraguaio destituiu do cargo, hoje à tarde (22), o Presidente Fernando Lugo. Lugo havia ameaçado também à tarde, se fosse impedido de continuar na Presidência, de “impulsionar a resistência”. Sabe-se lá o que poderia pretender fazer. 

Como é apoiado pelos presidentes de esquerda da América Latina, ligados todos ao Foro de São Paulo, poderia tentar, com ajuda de grupos de sem-terra armados e facções ligadas ao EPP (Exército Popular Paraguaio) fazer um tipo de luta fraticida, um ensaio de rebelião ou guerra civil.

Fernando Collor de Mello, eleito tão legitimamente como Lugo, renunciou para não sofrer o impeachment e não propôs resistência alguma. Qual a diferença entre ambos? Collor foi eleito sem apoio sólido no Congresso, como Lugo. Mas Lugo é de esquerda e Collor não era. Assim, ninguém disse que a deposição de Collor foi um golpe. A sua queda agradou demais aos partidos de esquerda e aos eleitores decepcionados com as denúncias de corrupção. Ninguém disse, por ocasião da renúncia de Collor, que era uma ameaça à Democracia.

Lugo vinha pisando na bola no Paraguai, mas ainda não havia conseguido, até hoje, realmente colocar as unhas de fora. Desta vez, após o sério episódio em que policiais desarmados foram tocaiados por gente dos Carperos (os sem-terra paraguaios) e mortos com tiros na cabeça, resultando do episódio um total de 18 mortos, 11 sem-terra e sete policiais, pois após a tocaia a polícia reagiu com decisão, a coisa mudou de figura e a Câmara e o Senado pretendiam cassá-lo por inoperância política e incompetência.

Lugo tem ligações, por meio de assessores diretos, com os movimentos de sem-terra, e estes são armados e agressivos no Paraguai, mais do que os do Brasil, até. Há suspeitas, neste caso, de que gente do EPP (Exército Popular do Paraguai) algo como um embrião das FARC pudesse estar disfarçado entre os carperos e executado os policiais. Após a tocaia brutal houve tremendo tiroteio com o total de 18 mortos e dezenas de feridos.

A policia havia ido até uma região próxima à fronteira com o Brasil para cumprir um mandado judicial de reintegração de posse em uma área particular invadida. Foi recebida a bala.

ESQUERDA

Como Lugo é de esquerda, parece flutuar acima da Constituição Paraguaia, na visão dos chefes de Estado da região, igualmente todos de esquerda, cujos partidos fazem parte do movimento chamado Foro de São Paulo, cuja finalidade, desde o início dos anos 90, é facilitar, por meio de ações e alianças táticas, a implementação do socialismo comunista em toda a América.

O Foro foi fundado por uma parceria entre Lula e Fidel Castro. Há atas dos encontros no site Mídia Sem Máscara, referências no site do PT e no próprio site do movimento.

Assim, um presidente de esquerda, estando ou não errado, não pode ser cassado. É sempre um golpe contra a Democracia. Golpe seria desconhecer a Constituição Paraguaia para mantê-lo no Poder após cassado, como um... ditador. Só porque os reizinhos vizinhos assim o interpretam.

Quando os deputados votaram (76 X 1) pela cassação, os autoritários todos da região mandaram emissários para Assunción para pressionar os representantes legítimos do povo paraguaio. Até a idiotice de isolar o Paraguai no MERCOSUL prometem os nossos representantes, com aval da senhora Dilma Rousseff.

O que o povo do Paraguai tem a ver com as bobagens cometidas pelo agora ex-presidente? O que querem os brucutus do Foro? Matar o Paraguai cercado, fechando as fronteiras? Negando comércio internacional?

Se o presidente do Chile, Piñera, conservador, passasse por situação semelhante em seu país, e fosse alvo de um processo de impeachment, toda a esquerda da região aplaudiria, fosse ou não o impedimento bem fundamentado. Diriam ser profundamente democrático, justo e certo.


Estamos observando o funcionamento de uma dupla moral. Esse é um dos maiores problemas das Américas. Um esquerdista sempre está certo, por mais errado que esteja. Lembram-se de Manuel Zelaya de Honduras? Um conservador poderia ser impedido, sob aplausos, mesmo sem qualquer motivo justificável.

VIOLÊNCIA INTERNA

O que terá pretendido dizer Lugo com resistência? Pedir tropas estrangeiras para garantir sua manutenção no poder? Colocar seus aliados carperos armados nas ruas de Assunción para uma guerra civil? Fugir para a embaixada brasileira e repetir o circo de Zelaya? Colocar fogo no tranqüilo Paraguai?

Lugo pode estar brincando com fogo e com o sangue dos paraguaios. Bem, quanto a isso, parece já haver começado, pois foi do massacre que nasceu o seu processo de cassação... 

Que vá cuidar de seus filhos, e deixe os paraguaios em paz.

IMAGEM DE VEJA
http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/lugo-e-responsavel-pela-inseguranca-do-pais-diz-acusacao--3

Nenhum comentário:

Postar um comentário