Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de junho de 2012

APÓS SER ESPANCADA PELA PATRULHA MC DONALD´S CONFESSA: FOTO DE BIG MAC NÃO É REAL! Caramba, sempre pensei que fôsse. Comi tantas páginas de revista à toa! OU, a polêmica idiota sobre a "realidade" das fotografias de propaganda. Chamem o René Magritte!!!

"ISTO NÃO É UM BIGMAC"

Duas perguntas:
1. Qual das duas imagens é "mais real"?


2. Qual dos dois hambúrgueres você comeria?


Respostas:


1. Se respondeu a da direita, errou. São apenas duas imagens fotográficas.


2. Se respondeu que comeria o da esquerda (menor) errou novamente.


Nem um e nem outro são reais: são apenas duas imagens fotográficas!
  



Com o surgimento do que se chama de pensamento politicamente correto, algumas marcas passaram a ser nitidamente perseguidas. Qualquer coisa que façam, ou deixem de fazer, já é motivo para serem atacadas. E tudo isso ganha grande destaque na imprensa.

Coincidentemente, as tais marcas são sempre de grande empresas, geralmente americanas, e multinacionais; no imaginário dos politicamente corretos isso simboliza a própria maldade capitalista.

Marcas como a Mc Donald´s costumam ser agredidas por idiotices. Uma das coisas que me chamam a atenção é a recorrente polêmica sobre as imagens fotográficas de sanduíches utilizadas pela empresa americana.

Além das bobagens de casos em que pessoas teriam engordado vinte ou trinta quilos por conta de comerem Big Macs, o que gera verdadeiros rituais de satanização da marca, ainda surgem as questões relativas à “verdade” contida nas fotografias dos sanduíches que acompanham a propaganda da marca.

Quem toma café da manhã, almoça, lancha e janta só sanduíches, quilos por dia, engorda e vai colocar a culpa na marca? E se uma pessoa tomar 30 litros da mais pura água mineral diariamente, ficará melhor de saúde, ou poderá até morrer? Os radicais...radicalizam.  

PROPAGANDA ENGANOSA

As mulheres usam cosméticos, pintam o cabelo, usam batons, pintam as unhas, para parecem mais joviais e saudáveis do que já são, ou seriam. Ninguém critica. Ninguém iria pensar em processá-las por propaganda enganosa. Mesmo as que usam botox e silicone!

Mas se um out-door mostra um Big-Mac com um pão dourado, com os ingredientes saindo pelas bordas, um hamburguer  bem assado e um pão sem rugas, tome cacetadas!

Sugerir que um produto é bonito e saboroso não é enganar. O engano estaria em dizer que tem um peso e ter outro, que tem tais ingredientes e ter outros. As pessoas “compram” pelos olhos. É assim há muito tempo, há séculos. Elas é que precisam aprender a resistir. Mas a cultura atual é a de colocar a culpa de tudo que nos acontece nas costas dos outros.

As pessoas ficam discutindo, especialmente os patrulheiros politicamente corretos, que aquilo é propaganda enganosa, etc, exigindo que a fotografia seja do sanduíche real.

É uma gente estranha. Vejamos: uma fotografia de um elefante real é um elefante? Um elefante, num cópia fotográfica de 18 X 24 cm teria aquele tamanho na realidade? Quem conhece um elefante saberia que não. Quem nunca viu um acreditaria nisso? E se na foto estiver uma pessoa de 1,70 m? Teria aquele tamanho com o qual aparece na foto? Claro que não.

Então, uma foto um pouco arrumada com Photoshop para melhorar a aparência do produto é um problema gravíssimo? Creio que não. Apenas chatice de gente mais realista do que o rei.

Todo mundo sabe que muitas garotas lindíssimas – mas que têm seus defeitinhos aqui e ali – são melhoradas (se é que é possível) pelo Photoshop. Alguém pensou em processar a Playboy ou as modelos por propaganda enganosa?

É UM PRODUTO DIFERENTE DE UM CARRO

Um sanduíche como o Big Mac, por mais processos industrializados que ocorram na sua montagem, no fim  acaba sendo um produto montado de forma artesanal em cada loja.

É impossível que um Big-Mac seja exatamente igual ao outro em aparência. É diferente de imaginarmos as fotos de um modelo de um automóvel de uma determinada marca. Ou uma caneta, como a Montblanc, ou Bic, dá no mesmo. Todas as Montblancs e Bic se parecem. Essa precisão é impossível em um hambúrguer.

As fotos de um carro sempre serão muito mais parecidas com o modelo original porque o modelo original tem uma montagem muito mais precisa que um sanduíche!

Mas, um carro não pode ter aspectos do design, por exemplo, valorizados pelo ângulo da foto, pela tonalidade do fundo, pela iluminação, pelo tipo de objetiva utilizado? Com uma foto bem feita um veículo off-road não pode parecer muito mais agressivo do que é realmente? Ou um esportivo muito mais ágil e elegante?

TUDO É SÓ IDEOLOGIA DE ESQUERDA

O que acontece é que os politicamente corretos são a versão moderna da esquerda rançosa de antes. São os verdes por fora e vermelhos por dentro.  

Estão muito preocupados em solapar os símbolos do capitalismo, não porque estejam preocupados com a aparência do Big-Mac, mas por ser americano.

Convivo que essa gente há anos. Nunca ouvi qualquer ecologista, ambientalista, dessa linha politicamente correta dirigir uma critica, uma só, ao fato da indústria do fumo ser monopólio estatal nos paises comunistas como Cuba e China, por exemplo. Ou a de bebidas alcoólicas, como acontece também.

Não, são sempre as marcas mais famosas do mundo capitalista que são criticadas. Também tais pessoas jamais discutem a degradação ambiental na China ou reconhecem a destruição ambiental em vastas áreas da antiga União Soviética. São cínicos, ou ignorantes, ou ignorantes cínicos.

Vou concluir dizendo: adoro um Quarterão, e como o sanduíche de verdade, nunca comi uma foto, por mais apetitosa que parecesse.

Gutenberg J. 

PS.

Agora leiam o que saiu no Estadão sobre uma ação da própria Mc Donald's patrulhada pelos politicamente corretos. A empresa, ao invés de usar argumentos adultos, ou de ignorar a idiotice da patrulha, responde como se ainda tivesse culpa no cartório! 

O Estado de S.Paulo

O McDonald's do Canadá resolveu responder a uma pergunta que é feita frequentemente por consumidores da rede de lanchonetes em todas as partes do mundo: por que os sanduíches que são entregues aos clientes são tão diferentes dos que aparecem nas fotos comerciais?

Em um vídeo postado na internet, a diretora de marketing do McDonald's no Canadá, Hope Bagozzi, assume essa diferença e tenta explicar o motivo. Ela compra um sanduíche em uma lanchonete da rede e o leva ao estúdio de fotografia Watt International, que, segundo o jornal canadense Globe and Mail, faz trabalhos para o McDonald's há sete anos. Depois disso, o vídeo mostra o hambúrguer "normal" fotografado e como o hambúrguer "comercial" é montado, com todos os seus ingredientes à mostra.

Segundo a diretora de marketing, a principal diferença entre os dois produtos é que, no hambúrguer "normal", os ingredientes ficam escondidos e desalinhados, enquanto no outro produto eles têm de estar visíveis, para que o consumidor veja tudo que vai dentro. Além disso, a imagem passa por um processo de retoques. Ela faz questão de ressaltar, porém, que os dois sanduíches têm os mesmos ingredientes.

O vídeo faz parte de uma tentativa da rede de lanchonetes no Canadá de se mostrar mais transparente. É resultado direto da criação de um website (yourquestions.mcdonalds.ca), onde os consumidores enviam perguntas relativas à empresa.

PARA FINALIZAR: a polêmica pintura de René Magritte

"ISTO NÃO É UM CACHIMBO"


Você acha que é o que está acima é um cachimbo?

Se acha, seria também capaz de comer uma página de revista com a foto do BigMac. 


Vai experimentar?
Leia mais sobre Magritte no Wikipedia:

2 comentários:

  1. Venho aqui lhe parabenizar pelo excelente texto, senhor Gutemberg J. Empresas que chegam ao status da citada em seu artigo, são criticadas com argumentos bobos ligados a ideias de impérios satânicos capitalistas. Lúcido e bem escrito.

    João F. Barros

    Articulista e tradutor na revista O Coyote e redator do blog Notas Espertas de literatura de não ficção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, João.
      Grato pela visita ao blog.
      Vamos dar umas estilingadas nessa gente idiotizada e que não sabe mais pensar.
      Abraço.
      Gutenberg J.

      Excluir