Agora que a sorte está selada, e Dilma Rousseff venceu as eleições para a Presidência da República, resta aos verdadeiros democratas aceitar o resultado e cumprimentar a eleita. Será a presidente de todos os brasileiros.
Dito isto, é necessário acrescentar que ainda falta muito para que a democracia brasileira se solidifique. Há grande desequilíbrio entre os três poderes, com o Judiciário praticamente legislando e o Executivo impondo decretos presidenciais a um Congresso sem forças.
A democracia e o estado de direito ainda não são realidades claras para muitos e nem aceitas por todos, visto que há quem queira extinguí-las. Com isso boa parte da população fica entregue a oportunistas e aventureiros políticos.
Iniciada a transição, aqueles que formaram a oposição, e qualquer cidadão de bom senso, devem ater-se a duas verdades:
1 . a qualidade da oposição precisa melhorar; não ceder ao canto da sereia federal e deixar de temer a tão propagada força de Lula.
2. a imprensa deve ser cobrada e deixar de fazer um jogo ambíguo, fingindo não perceber que está infiltrada por centenas de militantes, que mais fazem mal que bem à democracia e às técnicas de apuração jornalísticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário