O médico venezuelano Jose Rafael Marquina, que trabalha na Florida, USA, disse na semana passada, que Hugo Chávez tem um câncer muito agressivo que poderá matá-lo em poucos meses.
O ex-médico pessoal de Chávez, o venezuelano Salvador Navarrete, que teve de fugir da Venezuela para não ser preso, em outubro, revelou, na ocasião, que Chávez faz tratamento psiquiátrico e tem um câncer agressivo na virilha, que tomou músculos da perna e se espalhou.
Em outubro de 2011 Navarrete disse que o ditador não teria mais que dois anos de vida.
Em outubro de 2011 Navarrete disse que o ditador não teria mais que dois anos de vida.
Jornalistas conceituados como Nelson Bocaranda (venezuelano), Carlos Alberto Montaner (cubano que vive exilado), Merval Pereira (brasileiro), Aluizio Amorim (brasileiro), e outras fontes internacionais, tem abordado o caso do câncer de Chávez, reproduzindo informações de médicos venezuelanos, americanos, espanhóis, russos e brasileiros (alguns com o sigilo quanto à fonte) que disseram que Hugo Chávez tem um câncer grave.
IRONIA: PROCISSÃO EM HAVANA PARA CHÁVEZ. CUBA É UM PAÍS COMUNISTA. |
Ocorre que uma ditadura, para evitar a transparência prefere desmentir, chamar opositores ou críticos de loucos e traidores e continuam enganando o próprio povo.
O doutor Marquina diz que quando Chávez informou haver operado o joelho, em abril de 2011, antes de vir ao Brasil para uma visita após a posse de Dilma Rousseff, ele já estaria tratando do câncer, ou retardando um enfrentamento mais sério da doença. Parece que Chávez crê ser um tipo de escolhido, um Super-homem, imune às doenças. Sempre fazendo piadas e fanfarronices.
Ao visitar o Brasil, de muletas, viajou em seguida a Cuba onde ficou internado devido ao agravamento de sua saúde. Foi operado às pressas e alguns dias depois voltou à Venezuela. Mas a sua saúde piorou, devido a algum erro cometido na operação e ele voltou a Havana, onde ficou isolado no Cimeq,o melhor hospital de Cuba, mas desaparelhado se comparado a hospitais de outros países, especialmente o Brasil.
Ficou quase vinte dias internado em Havana, em meados de 2011, governando a Venezuela por controle remoto, sem passar o governo ao vice. Chávez parece, assim, um obcecado pelo poder. Nem com um câncer gravíssimo passa as rédeas da "revolução Bolivariana" aos seus auxiliares.
NAVARRETE: EX-MÉDICO DE CHÁVEZ. O CÂNCER É GRAVE |
O médico provocou a fúria de Chávez e teve que fugir do país.
Hugo Chávez foi inchando cada vez mais e, segundo, Nelson Bocaranda, num dos longos discursos deste ano, de nova hora, ficou em pé o tempo todo porque estava usando uma sonda para urinar em uma bolsa.
Bocaranda foi chamado de louco e mentiroso pelos ministros de Chávez, mas ele é que estava com a razão.
Hugo Chávez foi inchando cada vez mais e, segundo, Nelson Bocaranda, num dos longos discursos deste ano, de nova hora, ficou em pé o tempo todo porque estava usando uma sonda para urinar em uma bolsa.
Bocaranda foi chamado de louco e mentiroso pelos ministros de Chávez, mas ele é que estava com a razão.
Alguns dias depois Chávez anunciou que havia estado em Cuba num final de semana para exames, em fevereiro, e que teria que voltar para lá, para ser operado outra vez.
Assim foi que Merval Pereira, após contatos com médicos que foram consultados sobre Chávez disse que o ditador estaria com uma metástase. Chávez foi internado em Cuba ouytra vez e, no domingo, 26 de fevereiro foi operado de novo.
Segundo o médico Rafael Marquina,foi apenas um paliativo, uma retirada de tecido necrosado, um tipo de assepsia. Para o médico Chávez teria que fazer Radioterapia desde antes, mas não o fez. Fará agora, mas Marquina acha que ele tem poucos meses de vida pela frente.
Em suma, ao contrário de outras pessoas, ou políticos como Lula e Dilma ou Cristina Kirchener ou Fernando Lugo, que assumiram a doença por uma questão de transparência, Hugo Chávez ralmente demonstra a sua personalidade esquisita, procurando fazer crer que não tem nada, porque parece realmente acreditar nisso, embora mal ande e esteja inchado de esteróides.
Conforme Bocaranda e Pereira, Hugo Chávez negou-se a se internar no Hospital Sírio Libanês porque não conseguiu o que queria: três andares isolados por militares, ausência de boletins médicos, e outras excentricidades. O hospital não aceitou e ele preferiu enfrentar os bisturis em Cuba, com evidente desvantagem técnica e de equipamento. Mas com uma garantia: sigilo absoluto!
O Cimeq foi transformado em um tipo de prisão. Nenhum médico e enfermeiro que chegue perto de Chávez pode ter parentes nos Estados Unidos! Medo do vazamento de informação. Ocorre que isso chega a ser pueril. Se ele melhorou, então melhorou. Se o câncer poderá levá-lo à morte, então ele não escapará e todos saberemos.
O segredo de Chávez de nada serve, além de, nesta época, ser um segredo de Polichinelo.
JOSE RAFAEL MARQUINA FALA DA SAÚDE DE CHÁVEZ - 1
JOSE RAFAEL MARQUINA FALA DA SAÚDE DE CHÁVEZ - 2
FONTES SOBRE HUGO CHÁVEZ:
BLOG DO MERVAL PEREIRA
http://oglobo.globo.com/blogs/blogdomerval/posts/2012/03/04/o-novo-cancer-de-chavez-434564.asp
BLOG DE NELSON BOCARANDA:
http://runrun.es/runrunes/37854/poco-a-poco-va-saliendo-la-verdad-sobre-salud-de-chavez.html
BLOG DA GRAÇA SALGUEIRO:
http://notalatina.blogspot.com/
BLOG DE CARLOS ALBERTO MONTANER:
http://www.elblogdemontaner.com/cuba-se-prepara-para-el-poschavismo/
BLOG DO ALUÍZIO AMORIM:
http://aluizioamorim.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário