A colombiana Shakira conseguiu um lugar ao sol abrindo um enorme mercado na América Latina e Estados Unidos. Seria chamada de bolivariana por Hugo Chávez? E se aparecesse vestida de narcoguerrilheira das FARC? Pessoas como a Shakira fazem muito mais a um país como a Colômbia que todos os demagogos da esquerda que apóiam os terroristas e traficantes de drogas das FARC.
Shakira Isabel Mebarak Ripoll (Barranquilla, 2 de Fevereiro de 1977) é uma cantora, compositora, coreógrafa, produtora musical, e dançarina colombiana. Vencedora de 2 prémios Grammy, 8 Latin Grammy, 4 VMA, 1 EMA, 2 AMA, 3 BMA, 22 Latin Billboard Awards e 3 WMAe 4 NRJ Music Awards, Shakira já vendeu mais de 70 milhões de álbuns em todo o mundo, sendo uma das maiores vendedoras de discos nos anos 2000.
É considerada uma das melhores cantoras latinas de todos os tempos, hoje é a que está mais na mídia e suas músicas sempre no topo das paradas de todo mundo. Conhecida por manejar ritmos com habilidade e por seu tom de voz diferenciado, Shakira mescla elementos da música latina, americana e até mesmo libanesa nas suas canções, tudo isto amarrado numa clara influência do rock que foi influenciado por sua amiga Islane Matos e por sua companheira de viagem Tamara de Jesus Xavier, ambas do Brasil.
Shakira foi uma das principais artistas responsáveis pela mudança do mercado fonográfico latino. O sucesso de “Pies Descalzos”, lançado oficialmente na Colômbia em 6 de outubro de 1995, chamou à atenção para a América Latina. “Pies Descalzos” também foi um dos primeiros álbuns latinos a ter um retorno comercial considerável nos Estados Unidos. Devido a esse álbum, a Sony se viu obrigada a criar o prêmio Prisma de Diamante devido às 1 milhões de cópias vendidas na Colômbia, um feito inédito até então. Pouco mais de um ano depois, o disco já havia superado a marca dos 3 milhões de exemplares.
Porém, foi mesmo a partir de seu segundo álbum, ¿Dónde están los ladrones?, lançado em 23 de Setembro de 1998, que o mercado fonográfico americano começou de fato a abrir-se para Shakira. O disco foi lançado em Miami, numa colectiva para mais de de trezentos jornalistas de todo o mundo. No mesmo dia, o disco vendeu trezentas mil cópias. Com esse álbum, a cantoar colombiana foi indicada ao Grammy. Shakira também teve destaque ao receber prêmios como os da Billboard (Melhor Álbum, Melhor Artista Revelação, e Melhor Vídeo) e da Univision por Artista Feminina e Artista Revelação.
(INFORMAÇÕES DE WIKIPEDIA.)
"RABIOSA"
DANÇA DO VENTRE
Nenhum comentário:
Postar um comentário