NÃO FOI DESTA VEZ QUE CHAVEZ VOLTOU DE CUBA ACENANDO AO POVO DA VENEZULA. FOI TRANSPORTADO EM SEGREDO EM AVIÃO AMBULÂNCIA E INTERNADO EM HOSPITAL MILITAR DE CARACAS. |
Poucos dias após a divulgação de uma fotografia em que Hugo Chávez aparece deitado em uma cama ao lado de duas filhas, talvez como prova de que está vivo e bem, foi com surpresa que a imprensa internacional noticiou hoje (180 que Hugo Chávez foi transportado de Havana a Caracas, sem qualquer aviso prévio do governo venezuelano.
Hugo Chávez, segundo as informações do jornal espanhol ABC.ES, um dos que fazem a melhor cobertura sobre o caso da doença do presidente, foi transportado em um avião ambulância e levado a um hospital militar de Caracas. Não foi utilizado o avião presidencial e o coronel Hugo Chávez não desceu as escadarias saudando o seu povo.
Isso significa que o jornal ABC.ES e o médico venezuelano, José Rafael Marquina, uma das melhores fontes sobre a doença e o tratamento de Chávez, é que estão certos: o câncer de Chávez é incurável, e ele voltou a Caracas para aguardar a morte.
Como não pode voltar antes e a situação institucional e legal venezuelana é estranha, pois Maduro governa sem ter sido eleito e nem nomeado, os médicos devem ter colocado Chávez ao menos em condições mínimas de estabilidade para poder voltar à Venezuela, talvez tomar posse e nomear Maduro vice, e então restará aguardar o cumprimento do seu destino.
Chávez havia passado pela quarta operação contra um câncer em metástase, no dia 11 de dezembro, em Havana, e estava hospitalizado Cuba, sem ter sido visto por nenhum visitante, exceto a família e alguns funcionários do governo, há mais de dois meses.
Agora, só as parcas sabem quando resolverão cortar o fio que prende a vida de Hugo Chávez ao mundo dos vivos.
GUTENBERG J.
Aqui, a matéria de ABC.ES
Hugo Chávez fue traslado la madrugada de este lunes de La Habana a Caracas en un avión ambulancia —no en su avión presidencial—, después de que en sus informes los médicos advirtieran a la familia y a la cúpula del Gobierno venezolano que el mandatario ya no se podrá recuperar del cáncer terminal que padece.
Descartados nuevos tratamientos, porque no iban a aportar ninguna mejoría sensible de la salud del paciente o eran ya impracticables, parte de los especialistas que han estado atendiendo los últimos meses a Chávez han dejado el equipo médico, de acuerdo con fuentes en contacto con ellos.
Al Hospital Militar de Caracas se han traslado solo algunos de los facultativos cubanos y rusos que se han venido ocupando de la salud del presidente, con el fin de suministrar los cuidados paliativos en esta fase final. No se cuenta con ningún regreso a La Habana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário