O ex- governador de São Paulo, José Serra (PSDB) disse hoje em seu blog que o governo de Dilma Rousseff tem um sério problema a resolver. Para Serra, Antonio Palocci era uma espécie de primeiro-ministro. Com a sua saída fica exposta uma fraqueza do governo federal, a falta de alguém com todas as habilidades demonstradas por Palocci que, apesar disto ou daquilo, era um bom negociador político.
“Palocci era, sem dúvida, o personagem forte de um governo hesitante e fraco do ponto de vista político e administrativo. Até a convulsão que envolveu a si próprio, exercia o papel de primeiro-ministro”, disse Serra. Para ele, a presidente Dilma Rousseff não dispõe de alguém para substituí-lo em suas funções
DILMA: E AGORA? |
Conforme Serra, os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva não necessitavam de um primeiro-ministro, mas Dilma precisa. “A saída do ministro Antonio Palocci resolveu, sem dúvida, um problema político imediato para a presidente Dilma Rousseff, que será sucedido por outro de bom tamanho. Vai-se uma crise, chega outra”, previu o ex-governador.
Serra disse que Palocci era habilidoso nas negociações políticas tinha experiência nas questões da administração federal: “Lula sempre o levou muito em conta nos assuntos de governo”. O ex-governador, derrotado por Dilma nas últimas eleições, destacou que Palocci “tinha liderança dentro do PT e desfrutava de relações próximas com Lula – virtual tutor da presidente e, ao mesmo tempo, seu potencial causador de enxaqueca política até 2014″.
Bem, podemos concordar com quase tudo o que foi dito pelo ex-governador, mas talvez seja necessário considerar que o governo tem já um primeiro-ministro de fato, o ex-presidente Lula. O próprio Lula diz que não consegue se livrar da presidência.
Na forma como agiu na crise palaciana, após a matéria da Folha de São Paulo em que se soube da capacidade de enriquecer rápido de Palocci, Lula quase assumiu, de fato o papel de primeiro-ministro. Onde já se viu um ex-presidente que não se afasta de Brasília? E do governo?
Que seja deixado no posto de primeiro-ministro, assim ninguém terá mais qualquer dúvida sobre eventuais fraquezas de Dilma Rousseff. Onde já se viu presidente ficar ligando para ex-presidente para perguntar o que fazer?
Nessa confusão toda, ficaríamos assim: Lula primeiro-ministro, Dilma agiria como a rainha da Inglaterra, só observando de longe, sem, falar nada, para manter a dignidade do cargo e Gleisi Hoffmann, a nova chefe da Casa Civil cuidaria da gestão, como ela mesmo disse ontem.
Seja lá o que isso signifique.
Foto Dilma:
http://dilmadopt.blogspot.com/2009/01/dilma-rousseff-na-mdia-170109.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário