sexta-feira, 5 de outubro de 2012

JESUS, MARIA E MAOMÉ. Soasig Chamaillard, suposta artista plástica francesa, faz estátuas transformando imagens de Virgem Maria em figuras do mundo Pop. E não gosta de ser criticada. Que faça uma série especial sobre Maomé.


CHAMAILLARD: PROVOCADORA VULGAR


Com o devido respeito, dadas as minhas origens, mas “chutar cachorro morto”, no caso de usar imagens de Jesus, Maria e santos católicos, parece ser o exercício preferido de artistas cínicos, desmotivados, provocadores e incompetentes.

Digo que é fácil porque as ovelhas cristãs, católicos em especial, parecem adorar adotar uma postura de passividade bovina (êta Nelson Rodrigues) e levar pancadas todos os dias. A Igreja protesta pouco, enquanto instituição.

OVELHAS CEGAS ÀS AGRESSÕES
Os cristãos,  como comunidade, parecem preferir um silêncio obsequioso, enquanto são espancados pelo mundo afora. Os cristãos não católicos têm um pouco mais de sangue nas veias, mas também seus protestos são tímidos diante das barbaridades que acontecem. Todos os dias há notícias de igrejas incendiadas e atentados, com mortes, contra cristãos, especialmente em paises africanos e asiáticos de maioria islâmica. Em alguns lugares a perseguição é implacável.

O que diz a imprensa internacional? Nada. Quase nada. Muito pouco. Só quem sabe localizar boas fontes encontra um verdadeiro manancial de informações sobre o inferno pelo qual passam os cristãos.

CRISTÃOS TÊM PASSIVIDADE BOVINA

Como se isso fosse pouco, a imprensa, alem de silenciar sobre a perseguição ainda fomenta as idiotices de críticos das religiões, especialmente o cristianismo. É o cristianismo, com seu foco na defesa da vítima, na denúncia do bode expiatório, que encontra a mais perversa oposição, porque cínica, silenciosa e sem abrir espaço para a defesa.

Todos os que “chutam” Jesus ou Maria, em terras cristãs, també, no fundo, muitas vezes sem ligar uma coisa à outra, chutam, as liberdade dos fracos, a defesa da vida e o pluralismo. A nossa civilização é fundada em princípios cristãos que todos usam, mas não sabem valorizar.


Chamaillard transformou imagens de Maria em “Hello Kitty”, “Super Mario” e no mestre Jedi.  Ela diz que os cristão deveriam afastar-se dos objetos. Se ela não é cristã, por que não vai fazer Arte Maiúscula e deixa a fé dos outros em paz?

Tenho uma sugestão a Chamaillard: por que não vai brincar com Maomé? A França está cheia de islâmicos que, muitos, lutam contra a própria liberdade que a França lhes propicia.

Creio que ela tenha pensado nisso e também em alguma possível sentença de morte. Daí concluiu: é mais fácil chutar cachorro morto. Virgem Maria!

Os cristão deveriam fazer abaixo-assinados, boicotar suas exposições, propagar seus valores, não esconder-se nas areias do mundo, como dizem que faz o avestruz.   

Ovelhas:
Gado:



Nenhum comentário:

Postar um comentário