sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

MIRU KIM FICA PELADA ENTRE PORCOS. Acredita que está fazendo terapia, e rola nas fezes suínas. Há cada remédio para nossas dores e medos.

MIRU ENTRE PORCOS E MANCHADA DE FEZES.
Foto do site da artista

Miru Kim é uma artista contemporânea que vive na América. Acredita, pelo visto que pode gerar polêmicas sobre estética (ou política?) ficando nua em lugares inusitados. Tornou-se conhecida ao posar nua em fábricas abandonadas, pontes, túneis. 

Ela é artista, mas o uso do corpo para chamar a atenção tem sido uma constante para ativistas ecológicos, vegetarianos, moçoilas desocupadas da Ucrânia, ou para quem queira, conforme Warhol, seus quinze minutos de fama. 

Kim decidiu, desta vez, desenvolver um projeto mais ambicioso: ela pretende viver entre  porcos durante quatro dias. Como um porco vive, obviamente. Pelada,é claro. Tão pelada quanto os porcos indiferentes à sua nudez. Ela que se cuide, à noite, caso um porcão acredite ser ela apenas uma porquinha desgarrada e desprotegida de outra espécie.

O happening de Miru Kim acontece na galeria Art Basel, em Miami. Ela pode ser vista comendo e dormindo entre os animais. Não é a primeira vez que Miru Kim fica entre os porcos. No seu próprio site há várias fotos suas em granjas, deitada pelo chão, marcada pelas fezes dos porcos. Parece que ela quer lidar com seus medos profundos. Artistas, vocês sabem, podem ser seres bem complicados.

A diferença entre aquelas experiências e a de agora é que antes ela somente poderia ser vista nas fotografias, e agora poderá ser vista ao vivo, convivendo feliz entre os animais, examinada como uma curiosidade bizarra, através de uma parede de vidro. 

Como se fosse uma freak dos velhos circos do começo do século. Vejam que curioso: se um circo tiver um freak em exibição (anão, gigante, mulher barbada, irmãos siameses), hoje em dia, será condenado pelos politicamente corretos de plantão. Mas se uma pessoa exibir-se, por conta própria, numa galeria, entre fezes de animais, aí pode né? É o máximo em estética. Continua sendo um circo.  

A artista, para parecer e ser autêntica me saiu com a seguinte profunda frase: "Quando me misturo com os porcos, sinto a minha existência mais do que nunca". Antigamente as pessoas refletiam, pensavam na vida, observavam as paisagens, ouviam belas músicas, e sentiam que estavam vivas.  Agora é preciso mais. 

Sinceramente, não sei da vida de Miru, mas acho que ela tem sérios problemas psicológicos. Eu prefiro sentir a minha existência ficando junto à minha família. Talvez ela tenha sido criada na fazenda de George Orwell (The farm - Revolução dos bichos). Sei lá. 

Cada vez mais gosto de Michelângelo, Matisse, Rembrandt, Renoir... e de lombo de porco assado.

ESTAR COM OS PORCOs É UMA "TERAPIA"
Imagem do site da artista

ACESSO AO SITE DE MIRU KIM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário