quarta-feira, 20 de julho de 2011

REGIME DE CHÁVEZ LIBERTA O PRESO POLÍTICO NÚMERO UM: ALEJANDRO PEÑA ESCLUSA. Afinal, o que mudou em Chávez para que isso acontecesse? O medo da morte? O medo do encontro com o diabo?

Aqui está uma excelente notícia que reproduzo do Midia Sem Máscara, com tradução de Graça Salgueiro.
O regime bolivariano do Chapolin de Caracas acaba de libertar seu principal, mas não único preso político: Alejandro Peña Esclusa.
O que ocorreu para que algo assim pudesse ter acontecido. É inevitável especular sobre a própria situação de Chávez com câncer.
Talvez a proximidade com o fim o tenha feito refletir um pouco sobre o absurdo das prisões políticas. Talvez este seja apenas um pensamento bobo. Mas, afinal, e é o que importa, Peña Esclusa está em liberdade.
  

Alejandro Penã Esclusa é libertado

Alicia de la Rosa

20 Julho 2011 



O Mídia Sem Máscara comemora a libertação de seu colaborador, um defensor incansável dos direitos civis e da liberdade política.

Depois de um ato de despedida organizado pelos reclusos do SEBIN, Alejandro Peña Esclusa saiu à rua para receber o abraço familiar. "Tenho um sentimento de agradecimento muito profundo porque muitas pessoas se mobilizaram para que minha liberdade se efetivasse", disse.

Caracas, 20 de julho - "Estou emocionado e quero transmitir os agradecimentos a todos por haver-me ajudado", foram as primeiras palavras que Alejandro Peña Esclusa pronunciou ao receber no SEBIN a boleta de soltura, emitida pelo Tribunal 22 de Julgamento a cargo da juíza Dorothy Aviles.

Familiares, amigos e equipe da Defesa receberam o engenheiro na saída do Helicoide. "Tenho um sentimento de agradecimento muito profundo porque muitas pessoas se mobilizaram para que esta liberdade se efetivasse. Desde os altos hierarcas da Igreja Católica, até parlamentares latino-americanos. Faço-o extensivo aos meios de comunicação por toda a conotação pública que o caso teve", expressou.

Alejandro informou que nesta quinta-feira se reunirá no Tribunal para conhecer o alcance da medida que lhe foi outorgada. "Tomei conhecimento de que terei que apresentar-me a cada 30 dias, proibição de saída do país e de dar declarações aos meios de comunicação, além de ser julgado em liberdade".

Ele pediu aos venezuelanos para refletir e se solidarizar com aqueles que estão sofrendo o encarceramento injusto. "É uma prioridade nacional que beneficia a todos a libertação dos presos políticos venezuelanos". Peña Esclusa disse se sentir orgulhoso porque "um dirigente político tem que se sacrificar pelo país".




Foto: Globovisión
Fonte: "El Universal"
Tradução Graça Salgueiro
Texto reproduzido do site Midia Sem Máscara: 
http://www.midiasemmascara.org/artigos/internacional/america-latina/12259-alejandro-pena-esclusa-e-libertado.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário